CRF/MS participa da a 2° Semana de Assistência Farmacêutica de Maracajú
No último final de semana (dias 2 e 3/7), a cidade de Maracaju sediou uma importante atividade voltada aos profissionais farmacêuticos do Estado. Realizada pela Associação de Farmacêuticos de Maracaju, a 2° Semana de Assistência Farmacêutica, que teve por objetivo promover a importância deste profissional, além de oportunizar palestras e a interatividade de diversos profissionais do setor, além de empossar a primeira diretoria da Asfarma.
Segundo o presidente da Asfarma, Kalil Naban de Barros, a atividade é de grande importância, já que os farmacêuticos de Maracaju tiveram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, além da promoção de sua importância social. Nossos profissionais tiveram a chance de conhecer mais sobre sua atuação, direitos, sua responsabilidade e receber capacitações através das palestras com profissionais renomados, explica.
Kalil avalia ainda que o mercado farmacêutico é muito complexo e para enfrentá-lo é preciso a união dos farmacêuticos, para garantir qualidade dos tratamentos farmacológicos, participar de atividades educativas e informativas principalmente em comunidades carentes, pois o farmacêutico deve estar empenhado em promover a saúde do povo. Para essa ação, precisamos acumular conhecimentos, e a Asfarma instituiu a 2ª Semana de Assistência Farmacêutica em Maracaju, atividade que contou com grande participação dos farmacêuticos do município que receberam informações sobre sua importância, desde a produção do medicamento até a dispensação entrando aí a atenção e a assistência farmacêutica desde um simples atendimento no balcão da farmácia, finaliza o presidente da Asfarma.
Foram realizadas diversas palestras, como a que abordou a RDC 44, ministrada pelo presidente do CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia), Ronaldo Abrão e pelo tesoureiro da entidade, Adam Adami, que também apresentaram a atuação do CRF no Estado, além de responder às dúvidas dos presentes em relação a atuação farmacêutica.
A atuação o sindicato dos farmacêuticos e as constantes lutas pela melhoria salarial e respeito à categoria foram apresentadas pelo presidente do Sinfarms (Sindicato dos Farmacêuticos do MS), Luiz Gonçalves Mendes Júnior.
Foram ainda realizadas as palestras: Gripe H1N1 e Dengue, ministrada pelo assessor técnico do Conselho Federal de Farmácia Luiz Miranda Maldonado; Programa de distribuição de Plantas Medicinais e Medicamentos Fitoterápicos, ministrada pelo PHD e Conselheiro Federal de SP, Ely Camargo e ainda a palestra Atenção Farmacêutica, ministrada pela farmacêutica especialista em bioquímica, Cátia Montovani, proprietária da Farma & Farma.
Estiveram presentes no evento o Conselheiro Federal de Farmácia/MS Dr. Ricardo Nantes, Diretor do Hemorede Dr Osney Okumoto, o vice-prefeito da cidade, Alberto Kuending, vereadores Rudmar Lautert e Gilson Marcondes, propositor da Semana de Assistência Farmacêutica no município.
Durante o evento, também foi realizada a cerimônia de posse da primeira diretoria da Asfarma, composta por: Kalil Barros (presidente),
Emília Akemi Cavada (vice-presidente), Cláudia Corrêa Stuhrk (1ª secretária), Caroline Alves Mendonça (2ª secretária), Fernanda Rodrigues de Barros (1ª tesoureira), Amanda Zanardo Garcia Tereza (2ª tesoureira), Conselho Científico: Reini Rigato, José Renato de Souza, Conselho Fiscal: Talita Ribeiro Stragliotto, Nathália da Silva Dantas, Ana Lúcia Bianchessi, Assessoria de Comunicação: Ximene da Veiga Ribas.
Segundo o presidente do CRF/MS, a ação é mais um ato positivo, que demonstra o quanto a profissão do farmacêutico é essencial à saúde da população. O farmacêutico já tem seu dia, comemorado em 20 de janeiro. Maracaju já tem sua Semana de Assistência Farmacêutica, mas vale ressaltar que os municípios necessitam do farmacêutico o ano todo e por isso é imprescindível regularizar as farmácias das unidades básicas de saúde que ainda atuam clandestinamente, avalia Abrão.
Na busca dessa regularização das farmácias da rede pública municipal, o CRF/MS agendou reunião com o prefeito de Maracaju, Celso Vargas, que ocorria antes do evento. Porém, devido a problemas de saúde, o prefeito adiou o encontro. O CRF enviou nova solicitação, para breve realização da reunião.

