CRF/MS participa de campanha de doação de medula óssea
O Conselho realizará uma ação na próxima quarta-feira, 20, no Pátio Central Shopping
A presidente do CRF/MS, Kelle Slavec, participou da solenidade de lançamento da campanha, que terá atividades durante toda essa semana. O Conselho realizará uma ação na próxima quarta-feira, 20, no Pátio Central Shopping, localizado na Rua Mal. Cândido Mariano Rondon, 1380.
Além de conscientizar a população sobre a importância de fazer o cadastro como doador de medula óssea e sangue, o Conselho ofertará à população diversos serviços farmacêuticos, como aferição de pressão, teste de glicemia, consultório farmacêutico e descarte de medicamentos vencidos.
"Ser um doador é um gesto muito importante. Nós podemos salvar vidas. Por isso, o CRF/MS está apoiando essa causa e espera contribuir para diminuir a fila de espera por transplante de medula óssea", ressalta a presidente do CRF/MS, Kelle Slavec.
O transplante de medula óssea é a única esperança de cura para milhares de portadores de doenças que afetam as células do sangue, como leucemia. A chance de encontrar uma medula compatível para a doação chega a ser de uma em cem mil.
A campanha é uma verdadeira força-tarefa para conscientizar as pessoas sobre a importância de se cadastrar como possível doador de medula óssea e, dar continuidade a campanha de doação de sangue que é feita todos os anos pela Cassems. A expectativa é conseguir pelo menos 500 novos doadores.
O ato é uma parceria entre a Caixa dos Servidores e o Hemosul, Instituto Sangue Bom, Fórum dos Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso do Sul, OAB/MS, Pátio Central – Shopping do Centro, Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren), Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRFMS).
O presidente da Cassems, Ricardo Ayache, explica que que o objetivo da campanha é incentivar, principalmente, o cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
“Ao se cadastrar no Redome, o doador também pode salvar muitas vidas. O transplante de medula óssea pode beneficiar o tratamento de pelo menos 80 doenças”, destacou.
Seja um doador
Qualquer pessoa com idade entre 18 e 55 anos está apta a ser uma doadora de medula óssea. Os cadastrados têm retirado uma pequena quantidade de sangue, que tem seu nome incluído no Redome, que é gerenciado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Caso seja compatível com alguma pessoa que tenham doenças e necessitem de transplante, o doador é contatado para que o transplante
Calendário da Campanha
Serviço: O Hemosul fica na avenida Fernando Corrêa da Costa, n°1.304, na região central de Campo Grande. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h30 e no sábado das 7h às 12h30. Interessados podem entrar em contato com o Hemosul pelo telefone 3312-1517