CRF/MS participa de capacitação do MEC sobre sistema de cursos técnicos

Para o CRF/MS, não há alterações por não haver inscrição de técnicos em Farmácia. Sistema quer tornar transparentes as informações sobre os cursos técnicos

O CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia) do Estado de Mato Grosso do Sul participou, no último dia 24, da apresentação do segundo passo do programa Sistec (Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica) do Ministério da Educação, que visa tornar transparentes as informações sobre os cursos técnicos de nível médio.

Para acabar com possíveis fraudes em diplomas de cursos técnicos, como técnico em Enfermagem, em Radiologia e Contabilidade, o MEC cadastrou todas as instituições e todos os cursos no site http://sitesistec.mec.gov.br/.

Dessa forma, a instituição lança no sistema todos os alunos e na conclusão do curso, informa os que realmente concluíram. O sistema pode ser visualizado por qualquer pessoa ou empresa para conferir a veracidade do diploma impresso. Segundo o MEC, todo diploma emitido para curso iniciado após 2009, deve obrigatoriamente estar registrado no Sistema.

Para o CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia) do Estado de Mato Grosso do Sul, não há alterações, uma vez que não há a inscrição de técnicos em farmácia. Caso houver, por força de liminar judicial, o Conselho tem como conferir a validade do certificado através da consulta no Sistema.

Para o membro da Comissão de Educação do CRF/MS, Ronaldo de Jesus Costa, que representou o Conselho durante a capacitação, foi importante saber que logo os cursos tecnológicos terão esse mesmo cadastro. “Em alguns anos os cursos superiores também entrarão. Aí sim teremos maior agilidade na emissão de diplomas e segurança nas inscrições”, destaca.

Participaram do evento representantes dos Conselhos de Educação, Medicina Veterinária, Assistência Social, Enfermagem, Odontologia, Contabilidade, entre outros.