CRF/MS participa de reunião geral com Conselho Federal de Farmácia
Reunião contou com todos os representantes estaduais que puderam discutir formação, capacitação do profissional e fiscalização
O CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia) do Estado de Mato Grosso do Sul participou da 58ª Reunião Geral dos Conselhos de Farmácia, entre os dias 21 e 22 de março, em Brasília. A reunião contou com a presença de representantes de todos os CRFs (Conselhos Regionais).
Nesta edição, a primeira do atual presidente do CFF, Walter Jorge João, a pauta foi elaborada de acordo com a demanda encaminhada pelos conselhos regionais, na qual os representantes estaduais puderam discutir questões sobre formação e capacitação do profissional e fiscalização.
Representando o CRF/MS, estiveram presentes o presidente Ronaldo Abrão, o vice-presidente Wilson Hiroshi, o tesoureiro Adam Adami e o assessor jurídico Marcelo Alexandre Silva.
Para o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, a reunião é uma oportunidade de trocar experiências com outros conselhos regionais além de influenciar nas tomadas de decisões sobre os rumos da profissão no pais.
Na abertura do evento, o presidente do CFF fez um breve relato das atividades que já realizou nestes três primeiros meses de gestão. Walter da Silva Jorge João lembrou que o caminho para o fortalecimento profissional passa pela união da categoria e de todas as entidades que representam o farmacêutico.
“Não existe outra forma de alcançar o reconhecimento que desejamos e a valorização de que necessitamos, sem que estejamos unidos, fortes e lutando pelos mesmos objetivos”, disse.
Em seu discurso, o presidente do CFF reforçou as ações da Diretoria junto a parlamentares, no sentido de mostrar a eles a importância do farmacêutico para a saúde do País e como eles podem apoiar projetos de lei, em tramitação no Senado e na Câmara dos Deputados.
Durante os dois dias de Reunião Geral, os representantes dos conselhos regionais, dirigentes de outras entidades farmacêuticas como a Feifar, Fenafar e sindicatos, Diretoria do CFF e Conselheiros Federais, debateram questões como a qualidade do ensino farmacêutico, a fiscalização eletrônica móvel, alterações em resoluções do CFF, propostas de apoio de entidades, como a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Os Diretores do CFF deram encaminhamento a todas as solicitações dos Conselhos Regionais.
“Muitas delas dependem de ações das Comissões Assessoras do CFF, que estão em fase de constituição, mas assim que forem formalmente constituídas, já terão demandas dos Conselhos Regionais”, ressaltou o presidente do CFF.
No decorrer da Reunião, o Grupo de Trabalho Especial sobre Avaliação da Educação Farmacêutica apresentou um banco de dados com informações sobre a educação farmacêutica no Brasil, o número de profissionais e o número de postos de trabalho.
Ainda durante o evento, a Agência de Publicidade que presta serviços ao CFF apresentou o plano de comunicação que será desenvolvido pelo Conselho e contará com a colaboração dos Conselhos Regionais.
“A intenção é encontrar formas novas de divulgação da profissão farmacêutica. Precisamos mostrar à sociedade em geral, aos governantes e até ao próprio farmacêutico que ele é um profissional de saúde, que deve ser reconhecido como tal e ser valorizado”, disse Valmir de Santi, Vice-Presidente do CFF.
Ronaldo abrão aproveitou a oportunidade para relançar a ideia de uma campanha pela valorização do farmacêutico na farmácia ocorrida no Estado de Mato Grosso do Sul com o nome de Campanha pela Farmácia Ética e Legal e agora com Campanha Nacional Pela Farmácia Ética e legal.