CRF/MS participa de solenidade em comemoração ao Dia do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro
O CRF/MS parabeniza farmacêuticos militares
O Exército Brasileiro reverência, nesta data, a memória do Patrono do Serviço de Saúde do Exército, o General de Brigada médico João Severiano da Fonseca. João Severiano nasceu em 27 de maio de 1836, às margens da lagoa Manguaba, atual cidade de Marechal Deodoro, no estado de Alagoas.
Os farmacêuticos militares participaram da solenidade. Atualmente o Hospital de Campo Grande conta com 18 farmacêuticos, sendo 11 lotados no laboratório e 7 na farmácia.
Dentre as funções desenvolvidas dentro do ambiente militar, os farmacêuticos exercem atividades de gestão, aplicando a farmacoeconomia visando sempre o bem estar do paciente e melhor aplicação do recurso público na promoção à saúde. Além de realizar análises clínicas, auxiliar como equipe de apoio ao setor de licitações, a fim de garantir que os medicamentos, materiais e insumos sejam adquiridos de forma correta.
Ao farmacêutico também é atribuída a gestão dos depósitos, controle de aquisição, armazenamento e garantia de qualidade dos materiais e medicamentos destinados ao uso com pacientes. Também é de responsabilidade do profissional a aquisição, controle e dispensação de OPMEs (órteses, próteses e Materiais especiais), bem como a aplicação da farmacovigilância e participação ativa na CCIH e Comissão de farmácia terapêutica, atuando em equipes multidisciplinares.
O farmacêutico militar presta suporte às operações Militares, fornecendo medicamentos e ficando sempre em prontidão para atender aos chamados sempre que necessário.