CRF/MS participa de XV Jornada Acadêmica de Farmácia da UFMS

Presidente Ronaldo Abrão, participou de mesa-redonda e esclareceu dúvidas de alunos

Teve início nesta quarta-feira (18) a XV Jornada Acadêmica Farmácia da UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), evento realizado pelos alunos do 4° ano do curso de farmácia da instituição. Até o dia 20, profissionais do setor, alunos e professores participam de palestras, debates e mesas-redondas sobre variados assuntos relativos à atuação deste profissional.

O CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia) é um dos apoiadores do evento e foi representado na abertura, pelo presidente Ronaldo Abrão, que junto ao pró-reitor de extensão, cultura e assuntos estudantis da UFMS, Nilton Mariani, a professora Marilene Chang, o coordenador do curso de farmácia da UFMS, Carlos Carolo e o acadêmico coordenador dicente do evento, Daniel Pegorari, compôs a mesa de abertura.

Com o tema Qual farmacêutico o mundo atual precisa?, a primeira palestra do evento, ministrada pelo professor doutor Paulo Roberto Bastos, abordou a complexidade de ser farmacêutico no mundo atual, onde o palestrante avaliou a importância desse profissional na sociedade, assim como a complexidade da legislação farmacêutica, a amplitude das possíveis áreas de atuação e o histórico dos remédios no mundo, assim como os 30 anos dos medicamentos sociais.

é importante desde a faculdade, o futuro profissional ter a dimensão da responsabilidade e da importância do farmacêutico e acima de tudo, ele jamais deve deixar qualquer interesse particular interferir na sua importância e na atuação ética, afirma o palestrante.

Após a palestra, foi realizada uma mesa-redonda, composta pelo professor doutor Paulo Roberto Bastos, pelo presidente do Sinfar/MS (Sindicato dos Farmacêuticos), Luiz Gonçalves Mendes Júnior, pela acadêmica de farmácia da Unicamp Thaís Oliveira e pelo presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, que abordou questões como: o surgimento e desenvolvimento da indústria farmacêutica, seu grande crescimento e fatores como a falta de atenção às particularidades de cada paciente. As indústrias fabricam remédios generalizados, que ‘servem’ para qualquer paciente, desconsiderando sexo, idade e detalhes sobre a necessidade de cada um, explica.

Abrão também ressaltou a ética profissional, a importância de o acadêmico buscar o máximo de conhecimento, participar e lutar pelas causas de sua profissão. Estamos vivenciando um novo momento para a profissão, como a conquista da exigência efetiva do farmacêutico em tempo integral nas farmácias. O caminho está aberto, cabe a essa nova geração lutar ainda mais.

O presidente do CRF/MS também elencou a importância da entidade, tanto para o profissional, quanto para a população em geral e apresentou as recentes conquistas, como as parcerias inéditas com Procon, Decon e Anvisa.

O CRF/MS fiscaliza a atuação farmacêutica, garantindo assim a qualidade dos serviços prestados à comunidade, mas defende também o profissional e sua importância. Estabelecemos importantes apoios de órgãos que colaboram para a gestão correta e os bons serviços prestados pelos estabelecimentos farmacêuticos, que precisam ser vistos e respeitados como locais de apoio à saúde e não como comércios, finaliza