CRF/MS participa do lançamento do “Portal Saúde Baseada em Evidências”

A plataforma disponibiliza um amplo banco de dados para farmacêuticos e ainda outras 13 profissões de saúde

Representando o CFF (Conselho Federal de Farmácia), o presidente em exercício do CRF/MS, Wilson Hiroshi, participou do lançamento do “Portal Saúde Baseada em Evidências”, feito pelo Ministério da Saúde, no teatro Glauce Rocha, em Campo Grande.

O evento realizado na manhã desta terça-feira (17) foi para apresentar a ferramenta aos profissionais de saúde no Estado, que dá acesso gratuito a documentos científicos baseado em evidências e publicações sistematicamente revisadas com protocolos clínicos, abrangendo documentos escritos, fotos e vídeos.

A plataforma desenvolvida em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, disponibiliza um amplo banco de dados para farmacêuticos e ainda outras 13 profissões de saúde regulamentadas no país - Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social.

Para o presidente do CRF/MS, Wilson Hiroshi, a ferramenta, se bem utilizada, será de grande ajuda na rotina da farmácia ou laboratório.

“É comum quando alguém tem uma dúvida sobre um medicamento, seja a população ou profissionais de saúde, e quer uma fonte confiável, ele procura a farmácia para esclarecimento. É essencial que o farmacêutico tenha fontes confiáveis de consulta para poder consultar sempre que necessário”, enfatizou.

Acesso - O cadastro das bases de dados dos conselhos profissionais é o primeiro passo para a habilitação do acesso do profissional com registro naquele órgão. Esta etapa está sendo realizada gradativamente, em decorrência do envio das bases de dados dos respectivos conselhos.

Os mesmos devem enviar o nome do profissional, identificação funcional do respectivo conselho, unidade da federação e data de nascimento de cada pessoa registrada. O CFF já está com sua base de dados cadastradas no Portal.

O segundo passo fica a cargo do próprio profissional, que deve acessar o portal com seu número de registro, preencher um cadastro completo e criar uma senha. Essas informações possibilitam identificar o perfil do usuário e registrar as publicações e assuntos consultados.

Presente no lançamento, o subsecretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Fernando Menezes enfatizou que esse tipo de conhecimento auxilia na tomada de decisão no diagnóstico, tratamento e gestão.

“É uma tendência mundial que a saúde ou a atuação em saúde seja baseada em evidências. A combinação entre evidência, eficácia e efetividade dá maior segurança às nossas tomadas de decisão enquanto trabalhadores da saúde. Já temos indicativos que promovem uma qualificação em serviço”, finalizou.

O portal pode ser visualizado pelo link: http://periodicos.saude.gov.br/