Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

CRF/MS presta homenagem à professora da UFMS com a menção honrosa

A homenagem foi entregue à Maria Elizabeth Cavalheiros Dorval

Emoção e carinho foram os sentimentos que marcaram a solenidade de entrega da Menção Honrosa, à professora Maria Elizabeth Cavalheiros Dorval, durante a 2ª reunião plenária do CRF/MS deste ano, que aconteceu na última sexta-feira (17).

O nome da professora Beth, como é conhecida, foi sugerido pelo Conselheiro Flávio Shinzato, e após passar por votação, foi aclamado por unanimidade. Prestes a se aposentar após 38 anos como professora de parasitologia na UFMS, mesma faculdade onde se graduou em Farmácia Bioquímica, tem em seu extenso currículo títulos como Mestre em Parasitologia pela USP e Doutora em Ciências da Saúde, pela UnB, entre outros.

A paixão pelo ensino acabou coroando com chave de ouro uma carreira dedicada também à pesquisa, pois Maria Elizabeth faz parte de um grupo seleto de pesquisadores que estudam a Leishmaniose e seu nome acabou batizando uma espécie recém descoberta de flebotomíneo, transmissor da doença. "Elizabethdorvalae” é o nome científico, que doravante a torna “imortal”.

“Me sinto muito honrada com esta homenagem, principalmente porque os que escolheram meu nome, muitos, os conheci meninos, sonhadores, ensinando parasitologia e que hoje estão à frente da profissão, lutando por ela”, explica a professora.

Colegas de Universidade, familiares, amigos e alunos prestigiaram a entrega do diploma à professora, que recebeu das mãos da presidente do CRF/MS, Kelle Slavec o diploma de Menção Honrosa. “Nada mais justo que esta casa faça esta justa homenagem pelos relevantes trabalhos prestados pela professora Maria Elizabeth na área da pesquisa da Leishmaniose. É importante destacar isso porque sabemos das dificuldades enfrentadas, muitas vezes da falta de incentivo. E ela o fez por amor à profissão, pelo o que ela faz. É um legado que ela deixa tanto para os profissionais farmacêuticos, quanto na área da saúde pública”, disse a presidente.