CRF/MS prestigia abertura de empresa de tratamento de lixo hospitalar

Durante o evento, Abrão propôs um convênio entre CRF/MS e a Oxinal que irá beneficiar as empresas farmacêuticas com relação a destinação dos resíduos

O presidente do CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia) do Estado de Mato Grosso do Sul, Ronaldo Abrão, prestigiou nessa segunda-feira (26), a inauguração da empresa Oxinal Oxigênio Nacional Ltda, que vai tratar o lixo hospitalar de forma ecologicamente correta, na Capital.

A empresa que vai funcionar no polo empresarial Nelson Benedito Neto já vinha sendo planejada e aguardada há anos. Para o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, essa é mais uma conquista da sociedade.

"Agora teremos o lixo hospitalar tratado de forma ecologicamente correta além da possibilidade de incineração dos medicamentos vencidos, causa que defendemos há muito tempo e que haverá a possibilidade de desarmar a população deste flagelo que é o medicamento vencido dentro das residências", enfatizou Abrão.

Durante a inauguração, o presidente do CRF/MS aproveitou a oportunidade para propor um convênio entre o Conselho e a Oxinal que irá beneficiar as empresas farmacêuticas com relação a destinação dos resíduos.

A Oxinal contratou os serviços da multinacional Lufetech que trabalha com tecnologia proveniente da Alemanha há 70 anos. O processo utilizado pelo maquinário irá destruir o lixo termicamente e o gás gerado será imerso em água, a fim de que perca as impurezas que poluem o ambiente.

Após essa etapa, é devolvido ao ar uma considerável porcentagem de oxigênio e os gestores passam a monitorar a emissão de gases por um sistema online, com a preocupação de reduzir os impactos causados ao meio ambiente.