CRF/MS propõe convênio para que formandos recebam registro já na colação de grau

Receberão os registros, os alunos regulares que efetivamente forem aprovados e tiverem aptos a colar grau e se interessarem em se inscrever no CRF/MS

Para agilizar e facilitar o registro de novos profissionais farmacêuticos no CRF/MS, o Conselho está propondo convênios com universidades para que os formandos recebam o registro provisório já no ato da colação de grau.

Na prática, os alunos regulares e que receberem o certificado de conclusão de curso segundo o calendário da universidade, já sairão da colação de grau oficial com a cédula de identidade provisória e a inscrição no conselho estando então apto para o exercício da profissão.

O CRF/MS recebeu o coordenador do curso de Farmácia da UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Alexandre Machado, junto da assessora jurídica, Adriane Lugo Samúdio, para discutir a proposta e também foi a Dourados, durante a I Semana de Farmácia Comunitária, na Unigran (Centro Universitário da Grande Dourados), apresentar a ideia à coordenadora do curso Letícia Castellani Duarte e à diretora da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, Ângela Midori de Oliveira.

Receberão os registros, os alunos regulares que efetivamente forem aprovados e tiverem aptos a colar grau e se interessarem em se inscrever para exercer a profissão em Mato Grosso do Sul.

A iniciativa é vista com bons olhos de ambos os lados, por facilitar a entrada mais rápida dos formandos no mercado de trabalho. “É bom porque os alunos podem aproveitar o estágio. Um dos sentidos de se conseguir estágio está em poder aproveitar a oportunidade para entrar no mercado de trabalho. Entre a colação de grau até ter a habilitação, os formandos podem perder a oportunidade, já que as farmácias precisam ter a assistência integral”, afirma o coordenador do curso da UCDB, Alexandre Machado.

Ao se formar, o aluno recebe a inscrição provisória até a saída do diploma da universidade. A inscrição dele é válida por 180 dias, podendo ser renovada por mais 180 dias, prazo para que o diploma seja apresentado, junto com o pedido de inscrição permanente ao Conselho.

Para o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, esta é mais uma das facilidades que o Conselho busca levar até o profissional recém formado e à sociedade para que em um tempo mais breve possível o novo profissional já possa atuar com plenos direitos.