CRF/MS qualificará farmacêuticos da rede pública

O CRF/MS prepara um projeto de qualificação para farmacêuticos da rede pública que pode virar referência nacional. Pelo menos 50 profissionais que atuam em unidades básicas de saúde de Campo Grande farão cursos promovidos pela entidade. A medida visa garantir maior qualidade nos serviços prestados a usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). Questionário feito em agosto deste ano revelou que qualificação profissional é o maior anseio dos profissionais da rede pública. Diante da necessidade apontada pelos farmacêuticos, o CRF/MS criou o projeto, que já foi aprovado em reunião plenária. De acordo com o presidente da Comissão de Atenção Farmacêutica, Wilson Hiroshi, que é responsável pela elaboração dos módulos de estudo, Campo Grande está entre as Capitais que mais tem farmacêuticos na rede pública de saúde, portanto, a capacitação que será feita em Campo Grande poderá se tornar modelo no Brasil. Hiroshi explica que o propósito do projeto é atualizar conhecimentos referentes aos principais programas da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde): Hipertensão/Diabetes, Hanseníase/Tuberculose, Asma/Bronquite/Infecção de Vias Aéreas Superiores. Em outra vertente, o curso também poderá ajudar o profissional farmacêutico a aprimorar a qualidade da prática diária da dispensação de medicamentos e o contato com o paciente. A intenção do Conselho é que o primeiro dos seis módulos do curso seja feito ainda em 2007. Neste momento de implantação do projeto, os trabalhos estão voltados para a escolha dos palestrantes. Doutores e mestres conhecidos nacionalmente deverão ministrar as aulas, na sede do CRF/MS. “Com este projeto esperamos incluir a atenção farmacêutica efetivamente nos programas da rede pública. Atualmente, apenas alguns farmacêuticos atuam desta maneira e nós queremos é que esta prática seja institucionalizada”, reforça Hiroshi.