CRF/MS quer oferecer Curso Aplicação de Injetáveis
Em setembro de 2005, a 11ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Unidade Francisco Sales, condenou um hospital, de Venda Nova, a indenizar um paciente em R$ 24.000,00, por danos morais. O pedreiro teve a mão direita amputada em decorrência de uma infecção provocada por injeções aplicadas incorretamente por um dos enfermeiros do hospital.
Mais recentemente, em agosto do ano passado, a Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) deu provimento a recurso especial interposto por uma cidadã do Rio Grande do Sul e, assim, condenou o Hospital Nossa Senhora da Oliveira, localizado naquele Estado, a pagar indenização por danos morais pela aplicação de uma injeção do remédio Voltaren na região do antebraço esquerdo, em inobservância às advertências contidas na bula do medicamento. A injeção administrada em local inadequado provocou a necrose dos tecidos e a deformação da região do braço da paciente, inclusive com perda parcial da função motora do braço lesionado e a necessidade de realização de várias cirurgias corretivas.
Casos como estes, comuns em todos os estados do país, acontecem devido a falta de capacitação de um profissional, ou ainda da falta de supervisão farmacêutica para o procedimento. Por isso o Conselho Regional de Farmácia em Mato Grosso do Sul quer oferecer um Curso Técnico de Injetáveis para os farmacêuticos.
O objetivo é, não só qualificar o profissional, mas também oferecer segurança no atendimento de saúde a população sul-mato-grossense. Na programação serão repassadas além de informacões teóricas, aulas práticas. Para Ronaldo Abrão, presidente do CRF/MS está é, sem dúvida, uma excelente oportunidade para que o farmacêutico se qualifique e torne-se um profissional diferenciado.
Ronaldo ressaltou que o curso será viabilizado conforme a procura pelos profissionais.
é preciso um número considerável de profissionais interessados para que possamos montar uma turma, acrescentou.
Os interessados em participar devem encaminhar email para
Isabel@somay.com.br ou pelos telefones 3029.8067/9257.1089 manifestando seu interesse em participar do curso a ser oferecido pela SOMAY em parceria com o CRF/MS.