CRF/MS realiza audiência pública em Fátima do Sul
Depois de atuar junto a Anvisa, na Operação
Erva Daninha, que fiscalizou e interditou farmácias no município de Dourados, o Presidente do Conselho Regional de Farmácia em Mato Grosso do Sul - CRF/MS, Ronaldo Abrão, segui para Fátima do Sul, onde foi realizada uma audiência pública.
A audiência, que foi realizada na Câmara Municipal, foi convocada pelo Promotor de Justiça do Consumidor de Fátima do Sul, Dr. Paulo Roberto Gonçalves Ishikawa, com o objetivo de discutir o funcionamento irregular de farmácias sem a assistência de técnico responsável, inscrito no CRF/MS.
Participaram, além do Promotor Ishikawa, a vice-presidente da Câmara Municipal, Nilce Maria Bortolotto, o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, representantes da Vigilância Sanitária do município, da OAB/MS, e ainda dos municípios de Jateí e Vicentina.
O funcionamento irregular de alguns estabelecimentos sem a assistência do farmacêutico responsável, a comercialização por grandes redes de produtos vedados pela Anvisa, a diferenciação entre piso e abono salarial, a carga horário máxima permitida para o profissional farmacêutico e ainda as condições para o atendimento domiciliar foram alguns dos temas discutidos durante a audiência.
Segundo o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão é fundamental promover situações de discussão, especialmente relacionadas a estas questões, fundamentais para a prestação de serviços em saúde com segurança e qualidade.
A proposta da audiência veio ao encontro de um dos principais objetivos do CRF/MS, que conscientizar o profissional de farmácia quanto aos seus direitos, e a forma legal de exercer a profissão, ressaltou Ronaldo.