CRF/MS reforça elo com a comunidade acadêmica

Em ações desenvolvidas ao longo do primeiro semestre de 2008, o CRF/MS reforçou o elo com a comunidade acadêmica. Os diretores da entidade já fizeram palestras a alunos da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Unigran (Universidade da Grande Dourados), Estácio de Sá e UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). A proximidade com estudantes promove a conscientização acerca da importância do profissional e do trabalho que deverá desenvolver junto à sociedade. Trata-se de uma postura iniciada na gestão passada, que devido aos bons resultados foi resgatada como proposta de campanha da atual diretoria e implantada com êxito. Alunos do curso de Farmácia da UFMS já foram visitados pelo presidente, Ronaldo Abrão, e pelo vice-presidente, Wilson Hiroshi de O. Uehara. Abrão ministrou palestra aos estudantes, explicou as funções do Conselho e os acadêmicos tiveram dúvidas esclarecidas em relação a medicamentos e produtos alheios à saúde que são comercializados em farmácias. Na Unigran, o presidente participou de uma aula magna e da jornada acadêmica. Na palestra de abertura da aula, Abrão explicou aos estudantes o perfil de atuação do profissional, o mercado de trabalho e as perspectivas da profissão. Durante palestra no início da 5ª Jornada Acadêmica do curso de Farmácia, o presidente comentou dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) que apontam uma situação preocupante: 50% dos medicamentos vendidos no mundialmente são prescritos, dispensados ou usados de maneira errada. O percentual aponta uma situação alarmante porque a conseqüência do uso incorreto de medicamentos provoca novas internações, resistência bacteriana, agravamento das doenças e um prejuízo enorme para o sistema de saúde. A pesquisa foi citada como exemplo da importância da atuação do profissional farmacêutico para garantir mais condições de eficácia aos tratamentos medicamentosos. O ex-presidente, Antônio José Paniago Neto, Tonzé, também foi convidado e participou da abertura da jornada. Aos alunos, ele enfatizou que conscientização dos acadêmicos no início da vida profissional poderá formar farmacêuticos mais engajados acerca das questões que envolvem a categoria. Mesmo após a saída da diretoria, o ex-presidente mantém apoio ao CRF/MS e o elo com os alunos porque acredita em um futuro melhor para a profissão, promovido por ações como estas. Já na Estácio de Sá, Ronaldo Abrão fez palestra para estudantes da UFMS, UCDB e Estácio de Sá. O tema abordado foi mais uma vez a perspectiva do campo de trabalho que o profissional deverá encontrar no mercado após a formatura. Ele também destacou as lutas que o CRF/MS tem feito em benefício da valorização do profissional e da nova meta da entidade que é a conscientização da população e do poder público em relação à necessidade e a importância do trabalho do farmacêutico pela saúde. Os universitários esgotaram as dúvidas acerca do tema e também a respeito de estabelecimentos irregulares, que não podem ser fechados pelo Conselho, cujo papel é a fiscalização. O presidente explicou a necessidade de parceria com as Vigilâncias Sanitárias como uma forma de sanar o problema.