Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

CRF/MS reitera pedido à Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande de que todos os farmacêuticos sejam vacinados

O CRF/MS ainda colocou a sede do Conselho à inteira disposição do setor de imunização da SESAU

O presidente do CRF/MS, Flávio Shinzato, e o assessor técnico do Conselho, Adam Macedo Adami, estiveram reunidos nesta quinta-feira (4), com o secretário municipal de saúde de Campo Grande, José Mauro Filho e com a Superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo.

Na reunião o Dr. Flávio mencionou que, conforme solicitado pelo Secretário de Saúde, em reunião realizada em 26/01 com os Conselhos de Classe dos profissionais de saúde, o CRF/MS já enviou ao Setor de Imunização da SESAU, a relação dos farmacêuticos que residem em Campo Grande, cadastrados junto ao Conselho, com inscrição ativa. O total de inscritos em Campo Grande correspondem a 1.564 profissionais farmacêuticos. Foi enviada ainda uma relação de profissionais por ordem de idade, para que a Sesau possa incluí-los no grupo prioritário na primeira fase de vacinação.

Durante a reunião, o presidente do CRF/MS ainda reiterou ao Secretário de que todos os Farmacêuticos são profissionais de saúde essenciais à população e que estão incluídos no grupo prioritário do PNI do Ministério da Saúde, necessitando serem vacinados de maneira prioritária, pois os estabelecimentos de saúde em que esse profissional labora (farmácias, drogarias e laboratórios), na maioria das vezes, são o primeiro local em que o paciente infectado adentra em busca de atendimento, de medicamentos, de testes rápidos ou de exames laboratoriais, expondo sobremaneira o farmacêutico e o farmacêutico-bioquímico (analista clínico) à contaminação pelo vírus SARS-COV-2 e ao adoecimento pela COVID-19.

O CRF/MS ainda colocou a sede do Conselho à inteira disposição do setor de imunização da SESAU para funcionar como uma unidade ou posto de vacinação dos profissionais inscritos. O Conselho também tem reforçado o contato com as secretarias de saúde do interior para tratar da vacinação dos farmacêuticos. "Estamos aqui para ajudar e atender os profissionais, e queremos colaborar com os Planos Municipais de Vacinação", destaca o Presidente Flávio Shinzato.