CRF-MS segue alertando a população para o combate à dengue
O Conselho alerta toda a população para que tome todos os cuidados essenciais de combate à dengue, pois estamos passando por um período de avanço desse doença no estado. 15 dos 79 municípios estão em classificação de alta incidência por casos de dengue, com mais de 300 casos por 100 mil habitantes, e 16 com média incidência, com 100 a 300 casos por 100 mil habitantes, conforme boletim epidemiológico da SES (Secretaria Estadual de Saúde).
Desde o começo do verão, o CRF/MS vem alertado a sociedade para o aumento nos casos. Ainda no ano passado, o Conselho e a Prefeitura de Campo Grande assinaram o acordo que permite que farmácias e drogarias passem a notificar casos de dengue na cidade.
Com o acordo, o CRF/MS oferece capacitação e treinamento para que farmacêuticos que atuam em farmácia comunitária possam reconhecer os casos de dengue, zika e chikungunya e façam a notificação das doenças, bem como para prestar orientações e cuidados farmacêuticos no manejo das arboviroses.
Preocupado com o avanço da doença, em janeiro o conselho promoveu a Live “Combate à Dengue: Projeto Colaborador Voluntário e iniciativas que fazem a diferença”, para falar de parcerias de sucesso que envolvem o poder público, profissionais de saúde e demais colaboradores dos estabelecimentos de saúde.
Participaram da Live o Assessor Técnico do CRF/MS, Adam Adami, e os representantes do serviço de ações Intersetoriais da Secretaria de Saúde de Campo Grande, atuantes do Serviços de Controle de Vetores da Sesau, Vagner Santos e Marcos Oliveira.