CRF/MS também é contrário a votação, em regime de urgência, do PL do Ato Médico

Após tomar conhecimento da forma como o Plenário do Senado Federal está pautando, em caráter de urgência, o PLS n.º 268/2002/ PLC nº 7703-C/2006, conhecido como PL do Ato Médico, o Conselho Regional de Farmácia em Mato Grosso do Sul vem manifestar sua contrariedade quanto à urgência dessa votação. Junto as demais instituições representadas pela Fentas - FóRUM DAS ENTIDADES NACIONAIS DE TRABALHADORES DA áREA DA SAÚDE, o CRF/MS solicita que toda a categoria se manifeste enviando mensagens aos senadores solicitando a discussão do referido projeto de lei de forma ampla e democrática. O PL Fere os princípios e diretrizes do SUS, se contrapõe à Constituição Federal e ainda cerceia os direitos da população e a autonomia das profissões, evidenciando flagrantes retrocessos na conquista do modelo de saúde multiprofissional, universal, igualitário e integral. Se o PL for aprovado os usuários serão privados das competências das demais áreas de saúde, como por exemplo, nutricionistas, fonoaudiólogos e psicólogos, tendo acesso a estas apenas a partir do julgamento da necessidade de atenção à saúde na visão exclusivamente do médico, desqualificando o conhecimento das outras áreas legitimadas, reconhecidas científica e socialmente. À população restará arcar com os custos das consultas médicas em excesso e por vezes desnecessárias, gerando ônus descabidos e insustentáveis aos orçamentos familiares e às despesas com saúde. Para relação de emails dos senadores clique aqui: