CRF/MS traz Simpósio Nacional de Fitoterapia para a Capital

Conselho faz parte ainda da organização do XX Congresso Ítalo-Latinoamericano de Etnomedicina

Nos dias 22 e 23 de abril o presidente do CRF/MS – Conselho Regional de Farmácia de MS, Ronaldo Abrão esteve em Brasília como convidado da comissão de Fitoterapia do CFF - Conselho Federal de Farmácia onde garantiu a realização do 3º Simpósio de Assistência Farmacêutica em Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Sistema Público de Saúde que tem como objetivo, a promoção do uso racional de plantas medicinais.

A primeira edição, realizada em 2008 aconteceu em Cuiabá, a segunda em 2009 em Belo Horizonte e pelo sucesso que vem alcançando o CRF/MS se empenhou e obteve êxito em trazer para Mato Grosso d o Sul o evento que já é um dos mais importantes simpósios na área de Fitoterapia e Plantas Medicinais do pais.

O Simpósio acontecerá em Campo Grande, nos dias 5,6 e 7 de agosto, na Escola de Saúde Pública. A programação é composta de Conferência sobre o Financiamento em Pesquisa de Plantas Medicinais no Brasil, palestra sobre Pactuação na Assistência Farmacêutica Básica do SUS e Inclusão de Plantas Brasileiras nos programas de fitoterapia, mesa redonda sobre Promoção do Uso Racional de Plantas Medicinais abordando assuntos como Regulação, Capacitação, Fitoterapia Baseada em Evidências Científicas e a Renisus e os programas de Fitoterapia.

Também faz parte da programação a apresentação de Experiências Regionais Voltadas à Promoção do Uso Racional de Plantas Medicinais nas regiões Norte, Centro-Oeste, Sul, Sudeste e Nordeste além de uma inovação que são cursos na área de fitoterapia com os temas: Fitoterapia Baseada em Evidências, Modelos de Educação em Saúde Com Plantas Medicinais e Elaboração de Projetos em Fitoterapia no SUS.

Além da organização do 3º Simpósio o presidente do CRF/MS integra a comissão de organização do XX Congresso Ítalo-Latinoamericano de Etnomedicina que levará o nome do Professor Dr. Francisco José de Abreu Matos, previsto para acontecer em Fortaleza (CE) de 19 a 22 de setembro do próximo ano. Este Congresso acontece anualmente sendo na Itália em anos pares e na América Latina em anos ímpares.