CRF/MS vai recolher medicamentos vencidos durante ação da Campanha da Fraternidade

Além do recolhimento de medicamentos vencidos, o CRF/MS vai fazer aferição de pressão e dosagem de glicemia capilar

O CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia) do Estado de Mato Grosso do Sul vai recolher medicamentos vencidos em parceria com a Oxinal Ambiental, durante a ação “Promover Saúde é Promover Vida” que será realizada neste domingo (15), nos altos da avenida Afonso Pena onde será instalada a Cidade da Saúde.

Uma grande preocupação estabelecida mundialmente é o destino adequado dos resíduos gerados em saúde e quando se fala em medicamentos vendidos, os riscos são ainda maiores, já que 80% deles se encontram nas residências e podem ser interpretados como uma arma contra a população e também ao Meio Ambiente. O Brasil é o país com o maior índice de intoxicação por medicamentos, superando agrotóxicos e animais peçonhentos.

Baseado neste cenário, o CRF/MS pretende desarmar a população, fazendo o recolhimento para destinação ecologicamente correta dos medicamentos vencidos.

Para o presidente licenciado do CRF/MS, Ronaldo Abrão, saúde é uma ação que deve ser contínua e exercida diariamente. "Essa ação é mais uma boa oportunidade de mostrar à população o trabalho abnegado do farmacêutico que está diariamente protegendo sua saúde", ressaltou Abrão.

Além das orientações quanto ao descarte de medicamentos vencidos e o recolhimento, o CRF/MS também vai fazer aferição de pressão e dosagem de glicemia capilar, além da palestra “Medicamentos vencidos: uma arma contra o cidadão e um risco ao Meio Ambiente”, ministrada por Ronaldo Abrão.

"Os medicamentos vencidos que estão nas residências são em si o risco iminente de um flagelo mundial, pois estes produtos aparentemente inofensivos estão contaminando as nossas águas e voltando para as nossas casas, provocando inúmeras doenças, além do risco maior que é o de provocar o aparecimento das super bactérias, resistentes até a antibióticos em estudo, podendo causar epidemias sem tratamento. Por isso tentamos tanto chamar a atenção das autoridades públicas", enfatizou Abrão.

O projeto será realizado na Cidade da Saúde, nos altos da avenida Afonso Pena, das 8h às 18h, deste domingo. A palestra “Medicamentos vencidos: uma arma contra o cidadão e um risco ao Meio Ambiente”, será realizada às 13h30, na tenda de número 3.

A ação “Promover Saúde é Promover Vida”, é parte da Campanha da Fraternidade 2012 – Fraternidade e Saúde Pública “Que a saúde se difunda sobre a terra”. O evento contará com um total de 120 tendas para oferecer aos visitantes informações educativas e preventivas sobre saúde.