Cuidado com o uso de organizadores de medicamentos
O ambiente onde mantemos os medicamentos é de grande importância para garantir o efeito desejado e a segurança desses produtos.
As embalagens dos medicamentos são especialmente desenvolvidas para manter as propriedades físicas, químicas e os efeitos terapêuticos desses produtos, desde sua produção até a utilização. As embalagens protegem os medicamentos das ações do ar, da umidade, da luz e do calor provenientes dos ambientes onde são guardados. É especialmente importante seguir as recomendações constantes na bula, pois elas sempre apresentam indicações de como os medicamentos devem ser conservados.
Os organizadores são dispositivos ou sistemas projetados para auxiliar na organização e administração correta de medicamentos. Eles servem para armazenar e separar os medicamentos de acordo com os horários de administração. Podem ter diferentes formatos e tamanhos e, geralmente, são compostos por compartimentos individuais ou bandejas, identificados por dias da semana e horários, como manhã, tarde e noite.
Quando é recomendado o uso dos organizadores?
Os organizadores são úteis para pacientes que utilizam vários medicamentos ao longo do dia, idosos, e também para pessoas que passam muito tempo fora de casa ou que estejam viajando.
Esses dispositivos representam uma boa alternativa para evitar confusões e esquecimentos, e podem favorecer a adesão e o alcance dos benefícios esperados. Todavia, o seu uso requer cuidados e orientação profissional
Quando evitar o uso dos organizadores?
De um modo geral, os medicamentos líquidos e os que necessitam ser mantidos sob refrigeração não podem ser colocados em organizadores. Comprimidos e cápsulas que estejam fora da embalagem original não devem ser armazenados nesses dispositivos, pois pode ser difícil identificá-los.
Quais os cuidados o usuário deve ter com a utilização dos organizadores?
- Manter o medicamento no organizador pelo menor tempo possível. Preferencialmente, colocar no dispositivo apenas os medicamentos que serão usados no mesmo dia e/ou semana.
- Manter as condições de armazenamento recomendadas pelo fabricante, conforme consta na embalagem e na bula. Em geral, conservar entre 15°C e 30°C, em local seco e protegido da luz solar.
- Deve-se evitar locais como porta-luvas de automóveis, armários de banheiros e cozinhas ou qualquer outro lugar quente e úmido.
- Guardar a embalagem original e a bula do medicamento para obter informações, como o modo de uso, a conservação, o lote e o prazo de validade.
- Manter o comprimido ou a cápsula na embalagem primária – blister, por ex Aqueles que não estiverem acondicionados em blísteres, especialmente se forem diferentes medicamentos, não devem ser colocados no mesmo compartimento, porque podem sofrer atritos e causar perdas ou interações químicas indesejáveis. Caso o blister não traga o comprimido ou a cápsula de forma individualizada, sugere-se recortá-lo.
- Os comprimidos não devem ser partidos ou triturados, embora haja exceções. De qualquer forma, não se deve guardar comprimidos partidos ou triturados no organizador.
Recomendações gerais
O ideal é manter o medicamento na embalagem original, até o momento do uso. Há aplicativos que ajudam o paciente a lembrar dos horários de administração dos medicamentos.
Ao adquirir ou receber os seus medicamentos, consulte sempre o farmacêutico para receber orientações a respeito da forma correta de utilizá-los e armazená-los nos organizadores.
CFF