CURSO GRATUITO: Técnicas para Administrar Farmácia, e torná-la um empreendimento de sucesso

Ronaldo Abrão, presidente do CRF/MS preocupado com os rumos do setor farmacêutico nas mãos de leigos, prepara para 2011, em parceria com Sinfarms, uma extensa agenda de ações pela valorização do farmacêutico, com congressos, simpósios e palestras gratuitas, que começam já neste mês de fevereiro. PREOCUPAÇÃO A competitividade do mercado farmacêutico de varejo e a necessidade de preparar o profissional farmacêutico para este mercado têm sido motivo de preocupação para o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão. A preocupação serviu de combustível para a realização do curso de administração em farmácia para os farmacêuticos de Mato Grosso do Sul. Para isso Ronaldo buscou parcerias com o Sindicato dos Farmacêuticos de Mato Grosso do Sul, a Feifar – Federação Interestadual de Farmacêuticos e o Instituto ADTEC (Administração e Tecnologia para Farmácias) . O curso, um dos melhores do país montado especificamente para farmacêuticos, é totalmente gratuito, será oferecido no dia 26 de fevereiro (sábado) no auditório do CRF/MS, e tem como palestrantes o Farmacêutico Rodrigo Antonio Magalhães - Diretor Geral do Instituto ADTEC (Administração e Tecnologia para Farmácias), empresa que presta consultorias e desenvolve sistemas de informática para Farmácias; e o Farmacêutico Danilo Caser, Presidente da Feifar, Diretor Geral e Proprietário da Drogaria Oficina da Saúde em Goiânia, autor do livro Introdução ao Marketing na Atenção Farmacêutica e Integrante da Comissão Técnica em Farmácia Comunitária do Conselho Federal de Farmácia (CFF). As inscrições são limitadas a 70 vagas, e os interessados em participar, devem enviar seus dados cadastrais (Nome e n° do CRF/MS) para o correio eletrônico: gexcrfms@crfms.org.br, até o dia 25/02/2011. Haverá emissão de certificados para os inscritos que efetivamente assistirem o curso integralmente, e que estiverem em dia com as obrigações junto ao CRF/MS. FARMáCIA – UM EMPREENDIMENTO VIáVEL Para Rodrigo Magalhães, o farmacêutico atinge um elevado nível de maturidade técnica e científica que o faz a maior autoridade em medicamentos. Mas lhe falta capacitação administrativa para gerir a sua farmácia e torná-la um empreendimento viável, diz. Em outras palavras, promover a saúde econômico-financeira das farmácias de farmacêuticos é defender a prestação de serviços farmacêuticos de qualidade, segundo ele. Portanto, lutar para que as farmácias de farmacêuticos prosperem, é lutar pela saúde, enfatiza Ele acrescenta, ainda, que a farmácia possui duas colunas de sustentação, que são a administração farmacêutica e os serviços prestados em saúde à comunidade. Esta última provoca a fidelização da clientela, e a primeira torna o empreendimento viável, economicamente. Sem a viabilidade econômica, o farmacêutico não poderá prestar os seus serviço s de saúde, que é o seu sonho profissional, alerta. CONTEÚDO • O Estudo das Margens de Lucro e dos custos dos Medicamentos e Perfumarias. • A análise dos principais Indicadores de Resultados, utilizados na Farmácia e Drogaria. • Como realizar as Compras ou Aquisições junto aos Fornecedores, e ainda a determinação do Estoque necessário. • Propostas de Metodologias e Protocolos Administrativos para uma ótima gestão da Farmácia ou da Drogaria – Protocolos Administrativos por Setor da Farmácia. • Estudo do negócio de Farmácias – Orientação a novos entrantes: Aquisição ou Montagem de Farmácia ou Drogaria. • Simulações de vendas e lucros obtidos – A Precificação de Medicamentos, Perfumarias e Correlatos. • Simulação e Discussão dos Demonstrativos de Resultados Financeiros em Farmácias e Drogarias. • Demonstração de Uso Prático do SMSF (Sistema de Monitoramento de Serviços Farmacêuticos) como diferencial na Farmácia e Drogaria. PALESTRANTES Rodrigo Antonio Magalhães - Diretor Geral do Instituto ADTEC (Administração e Tecnologia para Farmácias), empresa que presta consultorias e desenvolve sistemas de informática para Farmácias; Diretor e proprietário das Farmácias Cristo Redentor e Santa Fórmula Farmácia de Manipulação, situadas no Sudoeste Goiano, consideradas modelo de Gestão pelo Sebrae-Go; Integrante da Comissão Técnica em Farmácia Comunitária do Conselho Federal de Farmácia (CFF); Foi consultor técnico do SEBRAE-Go por vários anos (1995 a 2003); Ex-Diretor e fundador da Rede Econômica de Farmácias do Sudoeste Goiano com mais de 130 Farmácias; Vasta experiência prática e teórica em Administração Farmacêutica e em Planejamento Tributário e Contábil para Farmácias e Drogarias. Danilo Caser - Diretor Geral e Proprietário da Drogaria Oficina da Saúde em Goiânia; Autor do livro Introdução ao Marketing na Atenção Farmacêutica; Integrante da Comissão Técnica em Farmácia Comunitária do Conselho Federal de Farmácia (CFF); Professor e consultor do Instituto ADTEC (Administração e Tecnologia para Farmácias); Presidente da Federação Interestadual dos Farmacêuticos. ADTEC O Instituto ADTEC é uma Associação de Farmacêuticos, reunidos e especializados em estudar o mercado varejista, tendo como foco o sucesso da Farmácia ou Drogaria. Foi criado a partir da implementação de processos operacionais em Farmácias e Drogarias, desenvolvendo técnicas inovadoras de Administração Farmacêutica. Foi concebido a partir de um departamento administrativo de uma pequena rede de Farmácias. Desenvolver e implementar técnicas administrativas como forma de ter sucesso em um mercado de alta competição, é o principal trabalho do Instituto ADTEC. SERVIÇO O Curso Práticas de Administração em Farmácias e drogarias será realizado no dia 26 de fevereiro (sábado), no horáro das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30, no auditório do Conselho Regional de Farmácia em Mato Grosso do Sul – CRF/MS, na rua Rodolfo José Pinho, nº 66. Informações e inscrições no email gexcrfms@crfms.org.br.