Deputado destaca participação do CRF/MS na construção de Leis farmacêuticas

O assunto foi destacado na sessão da Assembleia Legislativa

O autor das Leis Estaduais na área farmacêutica que começaram a valer a partir desta semana, deputado estadual Paulo Siufi, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul na sessão desta quinta-feira, 19, para falar sobre as novas medidas.

O parlamentar destacou a importância da participação do CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul), por meio da presidente Kelle Slavec, e da conselheira federal, Márcia Saldanha, na construção das duas novas legislações.

"As representantes da área farmacêutica nos trouxeram essas proposições e nós iniciamos um trabalho conjunto, que resultou nessas duas leis que hoje beneficiam toda a população. Nós agradecemos muito a forma séria como a classe farmacêutica vem trabalhando conosco", declara o deputado estadual Paulo Siufi.

Além da presidente do CRF/MS, Kelle Slavec, e da conselheira federal, Márcia Saldanha, também esteve presente na sessão o vice-presidente da Fenafar (Federação Nacional dos Farmacêuticos), Fábio Basílio, que também é presidente do Sindicato dos Farmacêuticos de Goiás. "Mato Grosso do Sul tem tido uma atuação pioneira. Poucos estados estão com uma legislação tão avançada como aqui", comenta.

A Lei 5.183, estabelece diretrizes para a regulamentação dos serviços clínicos farmacêuticos no MS. A outra é a Lei 5.180, que obriga às farmácias públicas do Estado a oferecer recipientes para coleta de medicamentos, cosméticos, insumos farmacêuticos e correlatos, deteriorados ou com prazo de validade expirado.

"São duas grandes conquistas para a nossa profissão. Temos trabalhado bastante para conquistarmos cada vez mais espaço e reconhecimento para nossa área, e está dando certo. Isso só foi possível graças ao empenho da diretoria e conselheiros do CRF/MS, nossa conselheira federal, e ao deputado estadual Paulo Siufi", destaca a presidente do CRF/MS, Kelle Slavec.

O deputado Paulo Siufi ainda comentou sobre Projeto Lei que tramita na Casa e criará farmácias públicas em todos os postos de saúde do Estado e também sobre a discussão do piso salarial da classe farmacêutica, que esteve em pauta na Assembleia Legislativa em 2017 e que pretende retomar para que possa se tornar uma realidade. Outro assunto foi sobre uma audiência pública que será realizada na Assembleia para debater sobre cursos de graduação a distância.