Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

Desvio de uso da substância química de dióxido de cloro

A Anvisa recebeu denúncias relacionadas a anúncios na internet e nas redes sociais sobre o uso da substância química de dióxido de cloro.

A Anvisa informa que recebeu denúncias relacionadas a anúncios na internet e nas redes sociais sobre o uso da substância química de dióxido de cloro. Os anúncios veiculam como um produto milagroso que cura diversas enfermidades – o MMS (Miracle Mineral Solution ou Solução Mineral Milagrosa), sendo indicado, inclusive, como antídoto para o autismo.

Nesse sentido, alertamos ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária o tema e informamos que em 2018, a Anvisa já havia publicado uma resolução específica, a RE nº 1.407, de 1º de junho de 2018, que determinou a “proibição da fabricação, distribuição, comercialização e uso dos produtos "MMS - Miracle Mineral Solution", "MMS/CDS - CLORITO DE SÓDIO + HCL 4%", "Kits Prontos com Clorito de Sódio 28% + Ácido Cítrico 50% 100 mL/Cd", "Clorito de Sódio 28% + HCL 4% 100 mL/Cd", "KIT DMSO + CLORITO DE SÓDIO 28% + HCL 4% 100 ml/ cada", "CLORITO DE SÓDIO 28% 1 Litro" e "CLORITO DE SÓDIO 28% - 250 ml".

Mesmo com a proibição verifica-se que o produto continua sendo fabricado, comercializado e divulgado na internet. Diante das novas evidências, a Anvisa retomou as ações de fiscalização em relação a esses produtos, está trabalhando para retirar os anúncios da internet e nas demais ações do processo sanitário. Publicou em 26 de abril de 2019 no portal e nas redes sociais da Anvisa um alerta sobre o desvio de uso do produto, ou seja, um falso medicamento, a notícia pode ser acessada no link.