Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

Dia Mundial da Tuberculose é comemorado com ações na Capital

A Sesau vai desenvolver o trabalho em todas as unidades básicas de saúde, com palestras e também nos terminais de ônibus

Hoje, 24 de Março é comemorado o Dia Mundial da Tuberculose. Em Campo Grande as ações serão focadas na procura dos pacientes portadores da doença, na orientação e educação em saúde.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) vai desenvolver o trabalho em todas as unidades básicas de saúde, com palestras e também nos terminais de ônibus, General Osório, Júlio de Castilho, Morenão e Bandeirantes.

Em 2010, foram notificados 71 mil casos de tuberculose no país e 4,6 mil mortes. A tuberculose figura como a terceira causa de morte por doenças infecciosas e a primeira causa de óbito dos pacientes com Aids. Segundo dados da Sesau, Campo Grande teve 119 casos novos de tuberculose pulmonar em 2011.

O exame de escarro, utilizado para detectar a tuberculose, pode ser realizado em qualquer unidade de saúde da Capital. O tratamento também é oferecido nas unidades básicas de saúde e de saúde da família.

A principal recomendação dos profissionais de saúde é para que, uma vez confirmada a doença, o paciente não abandone o tratamento, que dura seis meses. Dados do Ministério da Saúde revelam que nove em cada cem pacientes abandonam o tratamento, sendo que o máximo tolerável, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), é quase a metade desta estimativa: cinco em cada cem.

O perigo dessa desistência é ressaltado pela pneumologista da Sesau, Ângela Maria Queiroz. “Uma nova questão mundial é o fenômeno da multirresistência dos bacilos ao uso da medicação. Pela irregularidade e falta de adesão ao tratamento, o bacilo facilmente se torna resistente aos fármacos”, alerta.

Sintomas da doença - A tuberculose é uma doença infectocontagiosa, causada por uma bactéria chamada bacilo de Koch, transmitida pelo ar. Os principais sintomas são tosse por mais de quinze dias, febre, suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. Além do pulmão, a tuberculose pode ocorrer em outros órgãos, como as meninges, ossos e rins.

A prevalência da tuberculose é no sexo masculino, sendo que o grupo etário entre 45 e 59 anos é o mais atingido. Há uma grande associação de tuberculose com o tabagismo. Trabalhos científicos demonstraram que o risco de desenvolver a doença entre fumantes é duas vezes maior do que entre não fumantes.

A doença é curável e o tratamento é realizado com remédios fornecidos gratuitamente pelo SUS nos postos de saúde.