Dia Nacional do Diabetes e o papel do farmacêutico
Hoje, 26 de junho, é o Dia Nacional do Diabetes. O farmacêutico possui um papel fundamental na gestão do diabetes de cada paciente.
O profissional farmacêutico pode prestar diversos serviços voltados ao atendimento do diabético na farmácia, tais como prestar orientações sobre doença e dicas para obtenção do controle glicêmico, monitoramento da glicemia, como usar corretamente a insulina e os medicamentos antidiabéticos orais, cuidados especiais de conservação das insulinas e muito mais.
O farmacêutico contribui muito com a melhoria da qualidade de vida do paciente diabético, visando o controle da doença, por meio da disponibilização do serviço de acompanhamento farmacoterapêutico que ajudará o entendimento da doença.
O diabetes pode agravar, caso não seja feito o seu controle, de responsabilidade do indivíduo na condução de ações em saúde relativas à sua competência, o controle periódico para a verificação dos índices glicêmicos, estímulo para a readequação de hábitos de vida saudáveis e seu progresso nas ações compactuadas com o farmacêutico.
O paciente deve continuar verificando com frequência seu nível de glicose no sangue e manter um registro desses níveis, pois essas informações podem ser úteis ao conversar com o farmacêutico que também poderá determinar a glicemia capilar. A verificação dos pés quanto à integridade da pele, ou seja, sem rachaduras ou úlceras, mudanças de cor ou perda de sensibilidade deverá ser constante.