Diretores do CRF/MS buscam regularização das farmácias da rede municipal em Três Lagoas

Na última sexta-feira (14) o CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia de MS) realizou mais uma ação visando a regularização dos estabelecimentos farmacêuticos do município de Três Lagoas. A rede pública da cidade conta atualmente com 20 estabelecimentos farmacêuticos sendo que apenas um está com situação regularizada, conta ainda com três unidades irregulares e dezesseis clandestinas. A reunião, realizada no gabinete da prefeitura contou com a participação da prefeita da cidade, Márcia Moura, do presidente do CRF/MS Ronaldo Abrão, do vice-presidente Wilson Hiroshi e do assessor jurídico do CRF/MS Marcelo Alexandre, além da Secretária de Saúde Elenir Terezinha Carvalho, o vereador Tonhão e a assessora jurídica, Simone dos Santos Mello. O intuito dessa reunião foi propor a realização de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta). A proposta do TAC prevê a regularização imediata dos estabelecimentos farmacêuticos do município e a presença de profissionais em tempo integral até o fim de 2012, porém com o início de contratação e implantação do programa de assistência plena já em 2010 com o compromisso de empenho pessoal da prefeita e da secretária de saúde que também é farmacêutica. Segundo o presidente do CRF/MS Ronaldo Abrão, a reunião foi bem sucedida e houve abertura por parte da administração municipal em atender as solicitações apresentadas. Na ocasião tivemos a oportunidade esclarecer aos membros da prefeitura a confusão que se faz com relação à farmácia, posto de medicamentos e dispensário além de dizer aos gestores os inúmeros benefícios da atenção farmacêutica quando bem aplicada tanto em economia para os cofres do município como em saúde para a população, explica Abrão. Após o encontro entre diretoria do CRF/MS e administração municipal, foi realizada outra reunião com os profissionais lotados na rede para o esclarecimento do ocorrido na reunião junto à prefeitura e para ouvir as propostas e anseios dos profissionais já que o termo ainda será redigido pelo CRF/MS para posterior assinatura em data previamente marcada para o dia dois de junho.