Diretoria aprova propostas para fortalecer rede de laboratórios do país

Uma consulta pública aberta nesta segunda-feira (28/3) vai discutir um regulamento para a Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (Rede Reblas). A proposta foi aprovada na última reunião pública da diretoria colegiada da Anvisa. Instituída em 1999, a Reblas teve suas atividades suspensas em 2009. A ideia é reestabelecer a Rede, com laboratórios públicos e privados habilitados pela Anvisa e acreditados pelo Inmetro. Pela proposta, os laboratórios que já eram habilitados precisarão apenas encaminhar à Anvisa sua acreditação, no prazo de 120 dias contados da publicação da norma resultante da consulta pública. Outra condição para participar da Rede é a obtenção de licença da vigilância sanitária local. A Rede será coordenada pela Gerência Geral de Laboratórios de Saúde Pública da Anvisa (GGLAS). Contribuições à Consulta Pública nº 15/2011 podem ser enviadas até o dia 26 de maio, por escrito, em formulário próprio, para o endereço: Agência Nacional de Vigilância Sanitária/Gerência Geral de Laboratórios de Saúde Pública, SIA Trecho 5, área Especial 57, Brasília- DF, CEP 71.205-050. A participação também pode ser feita por fax (61- 3462-5469), ou por e-mail (cp15.2011@anvisa.gov.br).