Diretoria, Assessoria Jurídica e Fiscalização das regiões Sul e Sudeste trocam experiências em Encontro
Nessa quinta e sexta-feira, as Diretorias dos Conselhos colocaram em pauta discussões para fechar um documento único:
Os maiores CRF@2023MCs do País estão reunidos em Bonito, a convite de Mato Grosso do Sul, para o "Encontro CRF/MS com os Conselhos Regionais de Farmácia das Regiões Sul e Sudeste do Brasil".
Desde essa quinta-feira (30), Diretoria, Assessorias Jurídica e Fiscalização dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estão trocando experiências com os relatos da realidade de cada região.
Nessa quinta e sexta-feira, as Diretorias dos Conselhos colocaram em pauta discussões para fechar um documento único, denominado "Carta de Bonito", a ser entregue ao Conselho Federal de Farmácia.
O CRF/MS colocou em discussão a apresentação de proposta de Resolução a ser discutida com o Conselho Federal para instituição da Prova de Habilitação Legal do farmacêutico e a Certidão de Assistência Profissionais da empresa ou estabelecimento. O Conselho também sugeriu discutir a proposta de Resolução para regulamentar a responsabilidade técnica em cima do gerenciamento de resíduos segundo a Resolução 415/2004.
O CRF/MG colocou em pauta a criação de procedimentos para o processo administrativo disciplinar no âmbito dos Conselhos de Farmácia; o registro de não farmacêuticos; a tabela de temporalidade e ainda o registro de especialista na área Clínica.
Como sugestão, o CRF/RS propôs estudar como avançar nas ações específicas para técnicos de patologia já inscritos e detalhar essa proposta ao Conselho Federal, assim como padronizar as ações voltadas para os técnicos de Farmácia que conseguiram RT por via judicial. Ainda do Rio Grande do Sul, vem a sugestão de se discutir a organização administrativa do Conselho Federal no intuito de solicitar a formação de uma rede entre a chefia administrativa do CFF com as dos regionais e a inserção das atividades das comissões do CFF junto aos regionais para alinhar de acordo com as necessidades de cada Estado e ainda atualizar a constituição dos fóruns regionais.
Para o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, o encontro é o momento para a troca de experiências. "Os Conselhos têm os mesmos problemas e a partir desta troca, vemos como os outros regionais estão resolvendo. Fica mais fácil para as diretorias quando vêem e encontram soluções em conjunto", resumiu Abrão. O Encontro segue até este sábado, dia 01/11, no Hotel Zagaia, em Bonito.