Diretoria do CRF/MS garante apoio e traz plenária do CFF para II Congresso Binacional

O presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, garantiu o apoio do CFF (Conselho Federal de Farmácia) ao II Congresso Binacional Brasil-Paraguay de Farmácia e Análises Clínicas e confirmou a reunião plenária do Conselho Federal como evento paralelo dentro da programação do Congresso.

A presença do CFF foi confirmada durante a visita do presidente do CRF/MS à primeira plenária do ano, no Conselho Federal, em Brasília, realizada nos dias 16 e 17 de janeiro.

A primeira edição binacional do congresso reuniu mais de 500 participantes, entre farmacêuticos e acadêmicos. Ronaldo Abrão destaca que assim como o primeiro a realização do congresso este ano tem foco na integração entre os dois países.

“Vamos fazer grandes discussões sobre a saúde e os avanços recentes. É a integração entre profissionais do Mercosul, que já estuda a formatação de uma Farmacopeia unificada, para juntos falarmos a mesma língua e nos abraçarmos como profissionais de saúde”, avalia.

Para o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, a iniciativa é positiva quando os países da América do Sul passam pelos mesmos problemas.

“Agora nós estamos em busca dessa aproximação com as federações de Farmácia da América do Sul para discutirmos juntos a profissão. O Paraguai faz parte deste movimento e vamos poder estar com colegas discutindo problemas que são muito parecidos com os nossos e em conjunto, vamos poder desenvolver soluções para fortalecer um ao outro”, disse Jorge João.

Sobre a plenária itinerante, Abrão ressalta que além do prestígio para o Estado, conselheiros e farmacêuticos poderão participar das discussões nacionais.

O presidente do CFF explica que a realização de plenárias fora de Brasília começou no ano passado e que a “peregrinação”, como classifica, já passou por três estados.

“Fazer essa plenária juntamente com o congresso é uma maneira do CFF dizer que vocês merecem, vamos dar essa demonstração de reconhecimento a Mato Grosso do Sul e dizer que o Conselho Federal tem sim, os olhos voltados para o Estado”, finaliza.

O II Congresso Binacional Brasil-Paraguay de Farmácia e Análises Clínicas será realizado nos dias 29 a 31 de agosto, no Centro de Convenções de Ponta Porã. “Contamos com a participação e o prestígio dos nossos farmacêuticos e acadêmicos”, convida Abrão.