Diretoria do CRF/MS participa da Oficina de assistência farmacêutica em Brasília

A Comissão de Saúde Pública do Conselho Federal de Farmácia (CFF) realizou, entre os dias 07 e 08 de julho, em Brasília, a II Oficina Nacional de Assistência Farmacêutica, com o tema: Qualificação da assistência Farmacêutica no SUS: Acesso, humanização e Uso Racional de Medicamentos. O presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão e o vice Wilson Hiroshi, representaram Mato Grosso do Sul no evento, que teve como objetivo contribuir para melhoria da Assistência Farmacêutica e reconhecer a atuação do farmacêutico nos diversos níveis de atenção à saúde preconizada pelo SUS. De acordo com Wilson Hiroshi, no primeiro dia de encontro participaram o diretor geral do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) do Ministério da Saúde, representante do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS) e da representante do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS). Foram discutidos assuntos como a estruturação da assistência farmacêutica nos municípios relativas a estrutura adequada para atendimento nas farmácias e nos almoxarifados, assim como a necessidade de financiamento destas adequações, explicou o vice presidente do CRF/MS. Hiroshi destacou o importante questionamento levantado pelo diretor do DAF que tratam da regulamentação da lei 8080/90 através do decreto 7508/11 e dos benefícios que tal ato pode trazer para a questão da judicialização da saúde no SUS. Também estiveram na pauta de discussões a política do Ministério da Saúde para a formação de redes assistenciais e como a assistência farmacêutica pode inserir-se nesta nova organização. Neste mesmo dia foram apresentadas experiências de sucesso em algumas cidades e estados como Goiânia com as farmácias distritais e Minas Gerais com a Farmácia de Minas. Já no segundo dia foram organizados grupos de trabalho para discutir e gerar propostas de ação nos seguintes eixos norteadores: acesso, Uso Racional de Medicamentos e humanização, concluiu Hiroshi.