Dra. Veleida Reche Verardino recebe Comenda do Mérito Farmacêutico

A Comenda do Mérito Farmacêutico Mário José Bertuol de 2020 foi realizada, nesta terça-feira (29), de forma virtual (por conta da pandemia de coronavírus), durante a realização da Plenária Ordinária do CRF/MS.

A Comenda reconhece o profissional de destaque do ano pelos seus relevantes serviços prestados a profissão e a sociedade. A grande homenageada deste ano foi a Dra. Veleida Reche Verardino, farmacêutica e professora nos cursos de graduação e pós-graduação nas áreas da saúde.

O Presidente do CRF/MS, Flavio Shinzato, parabenizou a homenageada pela Comenda. “Desejo minhas mais singelas homenagens. Receba esta homenagem do Conselho com todo o nosso carinho, com o sentimento de gratidão por ter feito a diferença na vida dos profissionais. A equipe do CRF/MS não poderia deixar de homenagear uma profissional do seu nível”, afirma.

Dra° Veleida também recebeu diversas homenagens no evento e depoimentos em vídeo de colegas de trabalho e amigos pela sua dedicação e trajetória como profissional.

A farmacêutica homenageada, Dra° Veleida Reche Verardino, agradeceu a Comenda e ressaltou seu orgulho pela profissão. “Estou tão agradecida. Gostaria de agradecer a todos do CRF/MS. Para mim, sempre foi uma honra ser farmacêutica. É uma escolha de vida e de profissão. Tentei fazer isso com qualidade, pensando no próximo. Para formarmos pessoas, precisamos de qualidade, força, coragem, e principalmente, conhecimento. Sem conhecimento, não chegamos em lugar nenhum. Fico muito feliz de saber que contribui para que os colegas se fortalecessem para seguir para a profissão. Ser farmacêutico é uma honra. Sou e sempre serei farmacêutica”, ressalta.

A Comenda foi regulamentada em 2015 e tem o objetivo reconhecer profissionais farmacêuticos inscritos que tenham se destacado na contribuição para o desenvolvimento da profissão farmacêutica.

Os últimos homenageados foram: Dr Ronaldo de Jesus (2015), Dr Américo Basílio Nogueira (2016), Dra Maria Tereza Ferreira Duenhas Monreal (2017), Dr Olentino Garcia Queiroz (2018) e Dra Maria Guilhermina Pereira Ortiz (2019).

A homenageada Dra. Veleida Verardino é também docente e co-coordenadora do Curso Técnico em Hemoterapia da Escola de Saúde do SUS, mantida pela Secretária de Estado de Saúde do MS. Foi Farmacêutica Técnica Responsável em farmácias da rede privada por 23 anos.

Ingressou por concurso público, em 1989, ao quadro da SES/MS e lotada no Hemosul, hoje REDE HEMOSUL onde atuou por 32 anos sendo gerente Técnica do Hemosul, chefe do Núcleo de coleta, processamento e Transfusão, gerente de Imunohematologia da Rede Hemosul (todos os núcleos do Estado), participante do Programa Nacional de Qualificação da Hemoterapia (PNQH) no país e consultora e co-coordenadora do Programa Nacional de Qualificação da Hemoterapia (PNQH) Estadual, visitando e orientando todos os Hospitais da rede pública e privada.