ELEIÇÕES CRF/MS 2023: Nota de esclarecimento da CER
NOTA DE ESCLARECIMENTO
Farmacêuticos eleitores!
Foi encaminhada à Comissão Regional Eleitoral deste Conselho, denúncia envolvendo a constatação de que alguns colegas farmacêuticos estariam questionando a lisura e transparência das eleições CRF/MS 2023, através de redes sociais e aplicativo WhatsApp.
As publicações, conforme citado anteriormente, questionam a lisura do processo, mas também questionam situações criminais de colegas candidatos.
No que diz respeito à situação criminal, foi exigido a todos os candidatos apresentarem certidões negativas, inclusive da área criminal, mas, se ainda persistirem dúvidas, tal condição deve ser tratada no âmbito policial, mediante registro de Boletim de Ocorrência. No que diz respeito à lisura e transparência do processo, este seguiu rigorosamente as orientações da Comissão Federal Eleitoral , sendo a divulgação e as ações necessárias atendidas nos prazos estabelecidos, pela entidade federal, conforme abaixo discriminado:
1) Publicação do Edital de abertura das eleições no Diário Oficial do Estado do MS, em 21/09/2023.
2) Divulgação no site do Conselho Regional de Farmácia do prazo para inscrição dos candidatos em 21/09/2023.
3) Fixação do Edital dando ciência dos nomes dos postulantes aos cargos pretendidos, no site do CRF/MS, em 06/10/2023.
4) Obediência ao prazo para saneamento dos candidatos, até o dia 11/10/2023.
5) Obediência do prazo para protocolo de solicitação de impugnação, até o dia 16/10/2023 (não houve impugnação).
6) Encaminhamento com êxito, por parte da Comissão Regional Eleitoral, da base de dados do caderno eleitoral à Comissão Eleitoral Federal.
7) Obediência ao prazo para interpor recurso ao Plenário do CFF, até 26/10/2023 (não houve petição de recurso).
8)Provimento de Cabine eleitoral aos eleitores que quisessem manifestar o voto na forma presencial.
Pelos argumentos e fatos transcritos nesta nota, este Conselho Regional e a Comissão Regional Eleitoral reiteram a transparência e a lisura do processo eleitoral 2023, que foi publicado em meio de comunicação previsto pela Comissão Federal Eleitoral, sendo realizada também uma live pelo Conselho Regional de Farmácia do MS, em data anterior ao pleito eleitoral.
Conclamamos a todos os farmacêuticos em situação regular com este conselho a exercerem o seu direito de voto.
Campo Grande, 08 de novembro de 2023.
SEBASTIÃO RENATO DA COSTA OLIVEIRA
Presidente da CER/CRF/MS
Deliberação CRF/MS nº 6748/23 – DOE/MS 11.256 de 31/08/2023
SIDNEY PAULO MIYASHIRO
Membro da CER/CRF/MS
POLIANA MARIA PEREIRA DOS SANTOS
Membro da CER/CRF/MS
