Em audiência pública, CRF/MS volta a cobrar prescrições legíveis

O CRF/MS participou, nesta quarta-feira (20), da audiência pública do Dia Estadual em Defesa da Prescrição Legível, promovida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul a pedido do próprio Conselho. Nos últimos anos, O CRF/MS tem encabeçado a luta por receituários legíveis e alertado as classes profissionais, autoridades da área da saúde e a própria população sobre os riscos das prescrições ilegíveis.

A audiência pública foi comandada pelo deputado estadual Paulo Corrêa e contou com uma palestra do assessor técnico do CRF/MS, Adam Adami, que trouxe exemplos de medicamentos com nomes parecidos, que podem levar a uma dispensação errada, se o receituário não estiver legível. Ele também mostrou os riscos a que estão suscetíveis a população e os próprios farmacêuticos, que fazem a dispensação dos medicamentos mediante o que foi prescrito na receita.

O presidente do CRF/MS, Flávio Shinzato, lembrou que “especulação mata”. “O profissional precisa escrever corretamente. É um procedimento simples. E a população tem que estabelecer uma comunicação com o profissional de saúde que está lhe atendendo. Se recebe uma receita e não consegue lê-la, nós, farmacêuticos, também não vamos conseguir. É importante perguntar imediatamente o que está escrito ali”, destacou.

Coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Defesa da Saúde (GAEDS), a promotora de Justiça Daniela Cristina Guiotti frisou que o Ministério Público Estadual já tem uma parceria com o CRF/MS e tem cobrado os gestores públicos sobre a necessidade de adequação para que os pacientes sempre tenham a prescrição legível. “O MPE é parceiro e estamos aqui para que todo paciente possa ter acesso a uma prescrição legível e sua saúde preservada”, disse.

Proponente da audiência pública, Paulo Corrêa destacou que a prescrição legível está prevista em uma lei federal. A intenção, segundo ele, é fazer com que a lei seja aplicada. “Temos, agora, o Dia Estadual em Defesa da Prescrição Legível já aprovado. Vamos fazer a conscientização em todos os municípios. Peço a todos os profissionais que possam fazer prescrição legível.

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) e Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) também participaram da audiência pública e garantiram que a intenção é expandir cada vez mais o E-SUS, que conta com receituários digitais.