Em cerimônia emocionante, CRF/MS entrega Comenda do Mérito Farmacêutico Mário José Bertuol

Em comemoração ao Dia Internacional do Farmacêutico, comemorado no dia 25 de setembro, o CRF/MS e o CFF entregaram, na última sexta-feira (22), a Comenda do Mérito Farmacêutico Mário José Bertuol ao farmacêutico Tatsuya Sakuma, em Campo Grande.

Tatsuya Sakuma é farmacêutico bioquímico formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), onde lecionou, depois, por muitos anos. É proprietário do Laboratório Bioclínico e um dos primeiros farmacêuticos inscritos no CRF/MS, com inscrição número 106.

Participaram da entrega da Comenda a Tatsuya Sakuma o presidente do CRF/MS Flávio Shinzato e a diretora-tesoureira Maria Tereza Ferreira, os conselheiros regionais Claudemyr Soares, Daniely Proença dos Santos, Fábio Miotto, Maria de Lourdes Oshiro e Marianne Marks da Silva e a conselheira federal Márcia Saldanha.

A Comenda também foi entregue pelo advogado Mário Bertuol, filho do farmacêutico Mário José Bertuol, que dá nome à maior honraria concedida pelo CRF/MS. A solenidade contou com a presença de lideranças de diversos setores.

Homenageado, o farmacêutico Tatsuya Sakuma agradeceu ao CRF/MS por sua atuação em prol dos profissionais farmacêuticos e da sociedade. “Agradeço pela luta constante em defesa e exercício ético da profissão, pelo zelo do bem-estar e a segurança da sociedade frente às atividades do profissional farmacêutico. Trabalho que muito tem contribuído para o desenvolvimento dessa nobre profissão em busca de novas conquistas e o merecido reconhecimento”, afirmou.

Ele destacou, ainda, que a homenagem não é um mérito individual. “Ela é resultado dos esforços e colaboração de muitos. Por isso, gostaria de dividir igualmente esta homenagem com minha família, meus colegas, meus queridos professores, orientadores, consultores e colaboradores pelo apoio irrestrito nessa gratificante missão de servir ao próximo na área da saúde”, pontuou o farmacêutico.

Presidente do CRF/MS, Flávio Shinzato frisou que, nos últimos quatro anos, diretores, conselheiros, colaboradores e assessores se dedicaram a preparar a autarquia para o futuro, com o apoio do Conselho Federal de Farmácia, representado pela conselheira federal Márcia Saldanha.

“O CRF/MS trabalhou com sua equipe para entregar uma autarquia sadia e pronta para o futuro. A gestão foi focada em consertar tudo dentro de casa, elaborar e projetar o futuro da autarquia. Todo o serviço foi feito com a atuação interna focada para podermos atender, com excelência, da porta para fora”, disse, emocionado.

Shinzato também destacou o apoio do CFF, dos colegas e da classe farmacêutica, em geral, além de agradecer aos colaboradores do CRF/MS por se empenharem e dedicarem em atender todos os profissionais e o sistema de assistência farmacêutica de Mato Grosso do Sul. Emocionado, ele também agradeceu aos professores, entre eles Tatsuya Sakuma, que foi um dos seus mestres, por se dedicarem à formação de centenas de profissionais farmacêuticos no Estado.

Na cerimônia, o Hino do Farmacêutico ganhou uma versão regional, ao som da sanfona, interpretada pelo grupo Os Filhos de Campo Grande.

Saiba mais sobre o homenageado

Tatsuya Sakuma é farmacêutico bioquímico formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), à época conhecida como Faculdade de Farmácia e Odontologia de Campo Grande. Mestre e Doutor em Análises Clínicas pela Universidade de São Paulo, tem MBA em Gestão Empresarial pela UFMS e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Sakuma é empreendedor, com 53 anos de atuação profissional, e proprietário de um dos mais antigos laboratórios de análises clínicas de Mato Grosso do Sul, o Laboratório Bioclínico, além de ser um dos primeiros farmacêuticos inscritos no CRF/MS, com inscrição número 106.

Ao longo da carreira, Dr. Tatsuya participou de diversos congressos internacionais e nacionais na área de Análises Clínicas, fez estágios no Brasil, Estados Unidos e no Japão, e publicou trabalhos científicos em revistas nacionais e internacionais.

O farmacêutico bioquímico foi diretor do Laboratório Clínico do Hospital Universitário da UFMS, entre 1976 e 1980, professor titular da disciplina da Bioquímica Clínica da UFMS, de 1976 a 2003, e professor da disciplina de Exames Complementares no Diagnóstico Pediátrico, no curso de pós-graduação em Pediatria da UFMS, entre 1998 e 2003.