Em Dourados, Unigran e CRF/MS mostram importância do profissional e os serviços farmacêuticos em shopping

No município de Dourados, o ponto de concentração dos acadêmicos de Farmácia da Unigran e do CRF/MS (Conselho Regional de Farmácia do Estado de Mato Grosso do Sul) com os serviços de saúde foi o Shopping Avenida Center, em ação realizada nessa quinta-feira.

A iniciativa que faz parte da Semana Nacional do Farmacêutico, realizada em todo País, levou ao público aferição de pressão, dosagem de glicemia capilar, orientações quanto ao uso racional de medicamentos e distribuição de filtro solar.

As auxiliares de serviços gerais, Maria Cleide de Farias, de 44 anos e Ramona da Conceição, de 45, aproveitaram para realizar os serviços e ainda receberem as orientações sobre diabetes e uso racional de medicamentos. “É importante ações assim, porque às vezes passa despercebido”, disse Maria em relação aos exames. “Os folhetos têm bastante informação, é bom para a gente saber”, completou Ramona.

Aos 9 anos, o estudante Hugo Fernandes disse ter “tomado coragem” para fazer o teste da glicemia. A ideia da ‘picadinha’ não foi vista com bons olhos de início. “Se doeu? Mais ou menos. Mas aí ela falou vamos aproveitar essa coragem?” contou.

A finalidade do teste ele sabia de cor. “Para medir se eu tenho diabetes ou não”, explicou. A mãe do garoto, a professora de 36 anos, Alessandra Fernandes, falou da preocupação com a saúde do filho. “Por ele ser gordinho, fiquei com medo de dar alta. Eu fiz um combinado para ele ganhar força e fazer”, brinca a mãe. O combinado era ir até uma loja de brinquedos.

À frente dos atendimentos, o acadêmico do último ano, Mário Arlindo Rodrigues, 22 anos, falou sobre o quanto a figura do farmacêutico ainda precisa ser reconhecida. “Tudo gira em torno de nós. O medicamento depende do farmacêutico, sem medicação, não tem como tratar”, afirma.

Para ele a ação demonstrou o quanto a população aprova e precisa de iniciativas que vão até elas. “Elas gostam, a gente percebe que as pessoas sentem falta”, alega.

A acadêmica Denise Mancin, de 33 anos, compartilha do pensamento de que o público precisa ser lembrado da saúde. “É bom verificar pressão, glicemia, às vezes as pessoas nem sabem que têm pressão alta e nem procuram saber. Ações assim deixam as pessoas mais atentas à saúde, que é o papel do farmacêutico”, resume.

A iniciativa foi coordenada pela farmacêutica professora da Unigran, Cláudia Arfux e pela coordenadora do curso e membro da Comissão de Ensino do CRF/MS, Letícia Castelani.

Para ver a galeria de imagens completa, clique aqui.