Em reunião com CRF/MS, Sesau anuncia concurso, projeto “Farmácia Viva” e se propõe a firmar TAC
Dentro do TAC, a prefeitura colocaria farmacêuticos por todo horário de funcionamento nas farmácias e em contrapartida, o CRF/MS faria a regularização das farmácias a custo zero
Nesta quarta-feira, o CRF/MS esteve reunido com o secretário municipal de Saúde, Ivandro Corrêa Fonseca e o secretário adjunto, Vitor Rocha, para propor um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) e garantir a presença do farmacêutico durante todo horário de funcionamento de todas as farmácias nas unidades de saúde.
Além da proposta do termo, a secretaria anunciou a realização de concurso público com 39 vagas para farmacêuticos ainda este ano e a ideia de implantar o projeto “Farmácia Viva”, que disponibiliza atendimento à base de fitoterápicos à população, promovendo o resgate e a valorização da cultura popular quanto à utilização de plantas medicinais.
Estiveram presentes na reunião o presidente do Conselho, Ronaldo Abrão, vice-presidente, Wilson Hiroshi, assessor jurídico do CRF/MS, Marcelo Alexandre da Silva e representantes de CAF: Orcidney Demétrio de Araujo e Américo Basilio.
Dentro do TAC, a prefeitura colocaria farmacêuticos por todo horário de funcionamento nas farmácias e em contrapartida, o CRF/MS faria a regularização das farmácias a custo zero.
Hoje, das 90 unidades de saúde na Capital, 76 delas possuem farmácia, mas apenas 56% contam com a presença do farmacêutico, no entanto, esse quadro tende a mudar para melhor a partir da formação dessa parceria.
Atendendo ao pedido do CRF/MS para cobertura completa na assistência farmacêutica municipal, o secretário Ivandro anunciou o concurso. “Queria agradecer ao CRF/MS e aos farmacêuticos do município que tem nos ajudado muito. Eu fiz um encaminhamento na semana passada solicitando abertura de concurso com 39 vagas. É uma solução em médio prazo e que deve ser autorizada pelo prefeito em julho”, disse.
O CRF/MS propôs também a criação de um Grupo de Trabalho envolvendo Sesau, CRF/MS e Sindicato dos Farmacêuticos para apresentar propostas de reorganização da Assistência Farmacêutica Municipal, ideia aceita pelo secretário. “Isso vai dar visibilidade para o farmacêutico e promover o fortalecimento da categoria”, comentou Ivandro.
Para o presidente do CRF/MS, Ronaldo Abrão, o encontro foi produtivo e a sensibilidade do secretário deve trazer muitos benefícios à saude pública. "Entramos para uma reunião para propor um Termo de Ajustamento de Conduta e saímos de lá com muito mais. A notícia do concurso e as propostas de um Grupo de trabalho e a instituição da Farmácia Viva, um projeto antigo do CRF/MS. Realmente uma tarde muito produtiva", considerou Abrão.