Empreendedores da saúde têm opções de crédito para superar a pandemia

O Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul (CRF/MS) informa aos empreendedores do setor de saúde que diversas linhas de crédito estão à disposição no país. As medidas econômicas foram anunciadas nos últimos dias pela equipe do Governo Federal e também por lideranças do setor produtivo do Estado. O CRF/MS tem incentivado instituições a disponibilizarem apoio neste período de muitos desafios para os estabelecimentos de saúde. A maioria dos créditos disponíveis é para capital de giro e pagamento de folha salarial. Recentemente, a Federação das Indústrias de MS, Sebrae, Banco do Brasil e outras instituições, fizeram uma live para anunciar duas linhas de crédito emergenciais para auxiliar pelo menos três mil micro e pequenas empresas de Mato Grosso do Sul e, desta forma, minimizar os efeitos da crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Trata-se do BB FCO - Capital de Giro Emergencial Covid-19 e Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte). A primeira linha de crédito vai disponibilizar R$ 204 milhões para micro e pequenas empresas do Estado custearem despesas como o salário dos funcionários e a conta de luz, enquanto a segunda que tem a mesma finalidade, mas prevê liberar R$ 3,7 bilhões para cerca de 180 mil clientes de todo o Brasil. Os interessados em adquirir essas linhas de crédito devem entrar em contato com o Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. A Cooperativa de Crédito Uniprime também dispõe de benefícios e atrativos financeiros para ajudar os empreendedores. Em contato com o CRF, a Uniprime já anunciava no mês de abril sua forma de ajudar os negócios em tempos de pandemia. A cooperativa tem juros abaixo do mercado e prazo de pagamento estendido. Os interessados devem entrar em contato com a instituição na rua Abrão Júlio Rahe, 54 Centro de Campo Grande. Fone (67) 3317-4000. A Cooperativa Sicredi também dispõe de oportunidades de apoio aos empreendedores do setor de saúde. No início da pandemia, o presidente do CRF/MS, Flávio Shinzato, conversou com dirigentes da instituição e solicitou linhas de crédito que pudessem “salvar os negócios sul-mato-grossenses”. Interessados podem entrar em contato na avenida Afonso Pena, 2790 – Centro. O fone é (67) 3311-2100. O Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) também anunciou várias linhas de crédito para ajudar os pequenos negócios. Tradicionalmente o BNDES é um dos que mais apoiam o setor produtivo. Saiba mais detalhes: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home O Sebrae preparou uma cartilha especial com todas as informações relacionadas a “salvação” de negócios em tempos de pandemia, principalmente com dicas das linhas de crédito disponíveis no país. A última versão do conteúdo foi atualizada recentemente, dia 26 de Junho de 2020. Clique aqui e acesse: https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Artigos/20200626_Linhas%20de%20Cr%C3%A9dito%20IFs_V13.pdf Cabe ressaltar que o CRF/MS traz esse resumo das ações, mas a responsabilidade de atendimento, análise de crédito e condições, e até mesmo a calendários de liberação de recursos são de extrema responsabilidade dos ofertantes. Todo e qualquer contato para saber os detalhes deve ser feito diretamente na instituição financeira. Outro detalhe que o CRF/MS orienta é os empreendedores tenham sempre um acompanhamento de profissionais de gestão, devidamente habilitados para ajudar no desenvolvimento dos negócios. A aquisição de um crédito é importante para que o empreendedor possa superar períodos críticos como a pandemia, mas todo e qualquer empreendimento precisa de uma gestão profissional.