Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

Estudo mostra que pacientes consomem MIPs sem consultar bula ou farmacêutico

Dado alarmante está em 63,45% dos entrevistados que relataram nunca pedir a bula ou questionar o farmacêutico sobre os possíveis riscos

Uma pesquisa realizada em 2008, antes da entrada em vigor da RDC 44/09, na cidade de Montes Claros, Minas Gerais, mostrou que 75,74% têm o hábito de comprar os medicamentos de venda livre comercializados em embalagens primárias.

O dado alarmante está em 63,45% dos entrevistados que relataram nunca pedir a bula ou questionar o farmacêutico sobre os possíveis riscos que podem ser desencadeados por MIPs (Medicamentos Isentos de Prescrição).

Outro dado resultante do estudo foi que 56,11% disseram não ter conhecimento que os medicamentos em estudo devem vir acompanhados com a bula e 82,16% disseram não importar com as informações esclarecidas pela bula.

Na primeira etapa, realizada em novembro 2008, houve o levantamento dos 10 medicamentos isentos de prescrição mais vendidos em 11 farmácias e drogarias de Montes Claros, MG. Os resultados demonstraram que os analgésicos e antipiréticos, anti-inflamatórios e antigripais foram os MIPs mais consumidos pela população, evidenciando o hábito dos consumidores utilizarem medicamentos contendo dipirona, paracetamol e ácido acetilsalicílico. De acordo com informações da bula, esses apresentaram ser os maiores causadores de reações adversas e toxicológicas.

Já durante a segunda etapa foram aplicados 470 questionários fechados, para definir o perfil de consumo dos MIPs na amostra em estudo, onde se concluiu que a população entrevistada caracterizou-se como grande consumidora destes fármacos e que a falta de informação para o uso dos medicamentos podem ocasionar erros de administração, uma vez que não estão isentos riscos para saúde.

O estudo foi publicado em janeiro de 2012 na Revista Digital EFDeportes.com, de Buenos Aires, Argentina e coordenado pelo doutorando em Ciências da Saúde da Universidade de Brasília, professor dos cursos de Medicina, Biomedicina e Farmácia das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros e professor dos cursos de Enfermagem e Farmácia das Faculdades Santo Agostinho de Montes Claros, Humberto Gabriel Rodrigues.

Para visualizar a pesquisa completa, clique aqui.