Experiências relatadas em publicação do CFF comprovam o protagonismo dos farmacêuticos no SUS

Lançamento - A 8ª edição da revista “Experiências Exitosas de Farmacêuticos no SUS” está sendo lançada pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) durante o XXXVII Congresso Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, que começou no domingo, 16/07, em Goiânia (GO), e continua até quarta-feira, 19/07. O objetivo da publicação é fortalecer a assistência farmacêutica e reconhecer o trabalho e as iniciativas de profissionais da Farmácia, no dia a dia do Sistema Único de Saúde.

Por meio de 16 experiências vindas de diversos estados do Brasil, a revista mostra que o farmacêutico, inserido nas equipes de saúde, pode contribuir de forma significativa para a melhora na saúde da população local, além de gerar economia aos cofres públicos, humanizar o atendimento e, interferir, de forma positiva, na gestão da logística dos medicamentos e dos serviços da saúde.

“Esperamos que estas experiências possam inspirar outros farmacêuticos, para que os projetos sejam multiplicados e possam beneficiar um número ainda maior de usuários do SUS”, destaca o presidente do CFF. Walter Jorge João estará presente no congresso nesta terça e quarta-feira, para o endosso do termo de cooperação firmado pelas duas entidades no mês de junho, durante Reunião Plenária Ordinária do conselho.

A inclusão do farmacêutico nas equipes multidisciplinares disponíveis à população atendida no Sistema Único de Saúde (SUS) sempre esteve entre as prioridades do Conselho Federal de Farmácia (CFF). “Esta parceria será estratégica para que possamos mostrar toda a contribuição que o CFF e os farmacêuticos podem oferecer à saúde pública. Ela constrói uma ponte com a entidade que representa os 5.570 municípios brasileiros, com as inúmeras diversidades regionais e disposições administrativas únicas.”

Leia a revista: https://admin.cff.org.br/src/uploads/publicacao/arquivo/68346a53141619bca82cd7c140272be4835468da.pdf