Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

Famílias da região do lixão participam de ação realizada por farmacêuticos

Além de orientações, foram oferecidos serviços farmacêuticos, como aferição de pressão e teste de glicemia

Ressaltar a importância do farmacêutico e valorizar cada vez mais a profissão. Foi com esse objetivo que o CRF/MS realizou nessa terça-feira, 19, uma ação no bairro Dom Antônio Barbosa, na sede do Programa Rede Solidária, do Governo do Estado, em Campo Grande.

As famílias que vivem na região do lixão da Capital participaram de palestras que alertaram sobre a dengue, chikungunya e zika vírus. Os farmacêuticos abordaram a importância da prevenção, evitando possíveis focos do mosquito, e sobre os perigos da automedicação em casos de sintomas de um dos vírus.

“Essas doenças estão preocupando muito a todos nós. Além de fazer o dever de casa e acabar com os focos dentro das nossas residências, precisamos nos ater a outra situação. Se a pessoa apresentar algum sintoma dessas doenças, é preciso procurar um médico na hora e evitar qualquer consumo de medicamento por conta própria. A automedicação pode agravar ainda mais a doença. Nessa palestra vamos abordar alguns pontos desse uso racional de medicamentos”, esclarece a presidente do CRF/MS, Kelle Slavec.

Após as palestras, todos receberam um kit com repelentes e informações sobre combate a dengue. Os repelentes foram fornecidos por empresas que apoiaram o evento: São Bento, Farmalab e Instituto Bioquímico.

O CRF/MS ainda ofereceu à população serviços farmacêuticos, como aferição de pressão e teste de glicemia.

Mais uma vez o Conselho mostrou que o farmacêutico é o agente de saúde mais próximo da população. Todo esse trabalho só é possível com a participação dos profissionais, como Sonia Maria Schiavo, que têm participado de quase todas as ações do Conselho, contribuindo muito para o crescimento da profissão. O CRF/MS está aberto para quem quiser contribuir com as ações.

"Eu acho muito bom participar. Nas ações eu faço uma coisa que eu gosto muito que é atuar diretamente com a população e contribuímos para a saúde pública, garantindo a atenção farmacêutica”, declara a farmacêutica, Sonia Schiavo.

Os serviços farmacêuticos chegaram em boa hora. É o que revela a aposentada Tereza Atayde Dias: “Faz tempo que no posto aqui da região não está fazendo teste de glicemia. Eu procuro fazer, pois tenho que controlar a minha taxa de açúcar, mas ultimamente não tenho conseguido. Por isso vim aqui fazer o teste”.

Essa foi apenas uma das atividades programação em comemoração ao Dia do Farmacêutico, celebrado em 20 de janeiro. Além da campanha de valorização nas mídias sociais, rádio, outdoor e jornal impresso, o CRF/MS programou algumas ações. A próxima será no sábado, dia 23, em que será realizado um curso sobre “Contraceptivos Orais: da farmacologia a atenção farmacêutica – Aprenda as orientações e diferenças dos contraceptivos para cada idade”, ministrado pelo Professor Farmacêutico Paulo Vitor Farago. Clique aqui para mais informações

G
aleria de fotos do evento

O CRF/MS levou informações importantes a comunidade carente do Bairro Dom Antônio Barbosa nesta terça-feira, 19 de...

Publicado por Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul em Terça, 19 de janeiro de 2016