Farmacêutica inicia implantação de Auriculoterapia em programa de antitabagismo da SESAU
Saiba quem é e como o trabalho funciona!
O programa funciona de acordo com que o Ministério da Saúde recomenda. No início são realizadas, em grupo de no máximo 10 pacientes, quatro sessões, uma por semana, passando para encontros quinzenais e depois mensais. O acompanhamento dura até um ano.
As sessões acontecem no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) e o SUS (Sistema Único de Saúde) disponibiliza os adesivos de nicotina, bupropiona e a goma de mascar.
Mas, o programa da Sesau, tem um diferencial que é a Auriculoterapia. A farmacêutica do NASF do bairro Seminário, Ana Helena da Silva Gimenez, foi quem iniciou a implantação da Auriculoterapia, que é uma prática da medicinal tradicional chinesa que trata disfunções físicas, mentais e emocionais através da aplicação de sementes de mostarda no pavilhão auricular.
"Para o tabagismo nós utilizamos um protocolo no qual aplicamos a semente no ponto do vício, da ansiedade e dos pulmões. Estamos oferecendo mais essa alternativa na terapia e temos tido bastante resultado também", destaca a farmacêutica.
“É muito bom quando vemos farmacêuticos se destacando com projetos em prol da saúde da população. A Dra Ana Helena tem feito um ótimo trabalho e merece o nosso reconhecimento e dos demais colegas de profissão”, ressalta a presidente do CRF/MS, Kelle Slavec.
Para participar do programa, basta a pessoa procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência e saber se lá tem programa antitabagismo.