Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

Farmacêutica leva cuidado e informação às comunidades indígenas de Iguatemi (MS)

A farmacêutica Liliane Fernandes Waloszek, de Iguatemi (MS), tem se dedicado a um trabalho inspirador e transformador junto às comunidades indígenas da região. O projeto teve início com a contratação e o treinamento de um colaborador indígena, Reginaldo Cáceres, que hoje atua como seu assistente de farmácia. A presença desse profissional dentro da equipe foi essencial para criar um elo de confiança com os moradores das aldeias.

O diálogo com a comunidade é feito com sensibilidade e respeito cultural, as orientações são dadas por Liliane em português, e traduzidas para o guarani por Reginaldo, permitindo uma comunicação clara e acolhedora.

Entre os principais desafios enfrentados pela equipe estão a precariedade dos serviços de saúde locais, a escassez de medicamentos e as barreiras culturais. Para lidar com essas dificuldades, Liliane e Reginaldo desenvolvem ações de prevenção, orientação e encaminhamento, com foco no combate ao diabetes e à hipertensão.

“O maior problema hoje nas áreas onde atuamos é a má alimentação, que tem levado ao aumento de casos de diabetes e hipertensão. A estrutura social também é muito precária”, relata. Por isso, a equipe realiza visitas mensais, em que são feitas aferições de glicemia e pressão arterial, além de avaliações em parceria com uma cirurgiã-dentista. Quando necessário, os casos são encaminhados para atendimento no polo de saúde mais próximo.

O projeto aborda também, a conscientização sobre o uso racional de medicamentos, especialmente anti-inflamatórios, e orientações sobre hábitos alimentares. “Sempre explicamos primeiro o que é a doença. Eles precisam entender o que significa ter diabetes ou hipertensão, e o que isso pode causar se não for tratado. Muitas vezes, só mudar a alimentação, cortar o refrigerante, o trigo, voltar para uma alimentação mais natural, já faz uma grande diferença.”

A receptividade da comunidade é um dos aspectos mais gratificantes da ação. “Eles são muito atentos, querem aprender e colocam em prática o que ensinamos. Já tivemos grandes retornos. Quando entendem a gravidade do problema, muitos aderem com seriedade ao tratamento e às mudanças necessárias”, destaca a farmacêutica.

Com resultados positivos já percebidos nas aldeias atendidas, Liliane agora sonha em ampliar o projeto para outras comunidades. “Nosso foco maior é a diabetes, a hipertensão principalmente entre adultos e idosos e a saúde bucal das crianças, com a parceria com a dentista do projeto. São áreas muito carentes, não só de materiais, mas de informação. Vamos continuar levando conhecimento e orientação clínica. Às vezes, o que para nós parece simples, para eles é essencial.”

O CRF-MS parabeniza a farmacêutica Liliane Fernandes Waloszek pela dedicação e sensibilidade ao promover saúde, dignidade e consciência nas comunidades indígenas de Iguatemi. Seu trabalho é exemplo de como a farmácia clínica pode transformar realidades e construir pontes de cuidado com respeito e humanidade.