Conselho Regional de Farmácia

De Mato Grosso do Sul

Farmacêutica supera Câncer e se torna exemplo de coragem e autocuidado

Uma linda história de superação que nos motiva a cada dia. Assim é a força e a dedicação da farmacêutica Roseane, que o CRF-MS destaca, conforme a reportagem do jornal @topmidianews. Leia e se emocione!

Com uma trajetória marcada pela dedicação ao cuidado de pacientes oncológicos, a farmacêutica Roseane da Silva Cânepa Hatanaka, 37 anos, viu sua rotina mudar completamente em 2022. Atuando há mais de uma década na área hospitalar, ela que tantas vezes acolheu pacientes em tratamento contra o câncer, passou a vivenciar essa realidade na pele ao receber o diagnóstico de linfoma.

A história de Roseane é mais do que um testemunho de superação — é um alerta sensível e potente sobre a importância do autocuidado, da escuta do próprio corpo e do papel do farmacêutico não apenas como agente de saúde, mas também como indivíduo que precisa se cuidar para cuidar do outro.

“Mesmo com o diagnóstico, me mantive tranquila. Como já acompanhava muitos pacientes oncológicos, conhecia muitas histórias de superação e isso me inspirou a seguir com esperança”, conta ela.

O primeiro sinal de que algo estava errado veio com dores no pescoço que irradiavam para o braço. Atenta aos sintomas e conhecendo os riscos, Roseane procurou atendimento, insistiu nos exames e chegou ao diagnóstico precoce, essencial para o sucesso do tratamento.

Foram 10 meses de enfrentamento, entre sessões de quimioterapia e radioterapia. Durante esse tempo, ela esteve afastada do trabalho, mas nunca da sua missão de cuidar. O apoio da família, dos colegas de profissão e do noivo, hoje esposo, foram pilares fundamentais na recuperação.

“A fé, o amor das pessoas ao meu redor e o conhecimento técnico me ajudaram a encarar o processo com serenidade. Hoje posso dizer que essa experiência me fez ainda mais forte como pessoa e como farmacêutica”, destaca.

Atualmente, com a doença em remissão, Roseane segue com os acompanhamentos médicos e celebra a vida. “Voltei à rotina, me casei, viajei, sirvo na igreja e, este ano, fui presenteada com uma gestação. Cada conquista tem um sabor especial”, comemora.

A farmacêutica também reforça o quanto o conhecimento técnico foi um aliado importante em sua trajetória. “Entender o tratamento, conhecer os protocolos, saber o que esperar de cada etapa me trouxe segurança. Mas, acima de tudo, o autocuidado fez toda a diferença. Cuidar de mim foi essencial para poder continuar cuidando dos outros.”

Neste mês em que se reforça a importância da prevenção ao câncer, a história de Roseane é um convite à reflexão e à valorização da saúde. O CRF-MS se orgulha de contar com profissionais como ela, que fazem da própria vivência uma fonte de inspiração, empatia e compromisso com a saúde da população.

Com informações do Top Mídia News