Farmacêutico de Mato Grosso do Sul surpreende pelo empreendedorismo
Ricardo Nantes, proprietário do Portal Educação. Um farmacêutico empreendedor e que teve seu talento reconhecido em todo o Brasil. Conheça a história do sul-mato-grossense que teve sua empresa inserida no ranking das 150 Melhores para Você Trabalhar.
O que é o Portal Educação?
O Portal Educação, ao longo dos anos, foi traçando o seu caminho e hoje, com oito anos de existência, tornou-se referência em educação à distância no Brasil e no mundo. Com isso, pretende consolidar-se como um porto de conhecimento para os navegantes da internet.
A empresa preza muito pelo bem estar dos seus colaboradores e garante a qualidade e capacitação contínua. Além destas estratégias, o Portal Educação está organizado em procedimentos padrões, na forma de fluxograma de fácil entendimento para novos funcionários e estagiários, visando descentralizar os serviços, sem contar com os colaboradores renomados de todo País.
A missão da empresa é “contribuir, por meio da educação à distância, de forma ética e eficaz para o aprendizado com qualidade da pessoa humana”. O Portal Educação acredita na visão de “tornar-se referência de qualidade, competência e excelência em educação a distância”. Qualidade ampla, ética e satisfação com o cliente, excelência e competência, compromisso com resultados e melhoria contínua são os valores da empresa.
Durante os oito anos do Portal Educação, foram quantos prêmios?
O Portal Educação já conquistou 24 prêmios. São eles:
» 2009 – Prêmio e-Learnig Brasil 2009/2010 – Vencedor Categoria T&D
» 2009 – Prêmio e-Learnig Brasil 2009/2010 – Referência Nacional
» 2009 – Prêmio Brasileiro da Qualidade Educacional
» 2009 – Troféu Ulysses Guimarães
» 2009 – X Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente – Categoria Educação
» 2009 – X Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente – Categoria Loja Virtual
» 2009 – Prêmio Quality Brasil/Mercosul
» 2009 – Prêmio Top Of Quality – Melhor Site de Educação a Distância
» 2009 – Prêmio Latin American Quality Awards
» 2008 - Prêmio Qualidade Brasil 2008.
» 2008 - Prêmio e-Learnig Brasil 2008/2009 – Contribuição Marcante.
» 2008 - Prêmio Ibest – Categoria Educação e Treinamento.
» 2008 - Prêmio Eco 2008 – Categoria Público Interno.
» 2008 - Prêmio Eco 2008 – Categoria Fornecedores.
» 2008 - Prêmio Top Empreendedor.
» 2008 - Prêmio Máster em Imagem Pessoal 2008 – Sites de Educação em Estética
» 2008 - Reconhecimento Nacional – Movimento Brasil Competitivo
» 2008 - Selo Ouro e-Bit pela avaliação dos consumidores
» 2007 - Prêmio e-Learning Brasil 2007/2008 - Referência Nacional.
» 2007 - Prêmio Nacional de Excelência na Educação.
» 2007 - Prêmio Qualidade da Gestão.
» 2007 - Selo Ouro e-Bit – Avaliação dos Consumidores.
» 2005 - Prêmio i-Best Regional pelo Portal Farmácia On-line.
Todos estes prêmios são muito importantes, pois mostram o reconhecimento da empresa e, acima de tudo, que a sintonia do trabalho em equipe juntamente com a satisfação dos nossos colaboradores resultados em conquistas e consequentemente o sucesso da empresa. Recentemente, fomos indicados pelas revistas Você S/A e Exame como uma das 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar no País, na edição 2009. Esta conquista, sem dúvida, mostra que a estratégia de trabalho aplicada na empresa tem dado certo. Estar entre as 150 Melhores Empresas do Brasil para Você Trabalhar é um mérito dos nossos colaboradores, já que foi por meio deles que conseguimos esta vitória.
Como é ter a empresa inserida entre “As melhores empresas para você trabalhar”?
Ter o Portal Educação inserido nesta classificação é uma conquista maravilhosa. A crise econômica dos últimos tempos atingiu diversas corporações, porém, o Portal Educação não. Tal período ajudou a abrir portas com o auxílio de práticas de gestão moderna. Somos a única empresa do Mato Grosso do Sul a estar na edição 2009 da revista Você S/A/Exame. Mesmo com grandes empresas regionais que têm destaque nacional, nós nos tornamos referência de trabalho e satisfação dos nossos colaboradores sendo a única do estado de MS.
O Portal Educação foi classificado pela revista Exame uma empresa pequena “com gestão de gente grande”, como você avalia esta classificação?
Como já foi dito anteriormente, focamos o nosso trabalho em uma gestão de práticas modernas. O sucesso de uma empresa se dá pela forma em que ela é administrada. O empreendedorismo é fundamental para o crescimento e sustentação da empresa. Apesar de ser uma empresa pequena, hoje temos 130 colaboradores e uma estrutura física com 3.500 metros quadrados onde estão distribuídos 15 departamentos e um planejamento estratégico organizado, fomos considerados pequenos, mas com gestão de gente grande.
Qual foi o maior investimento que fez para conquistar tais prêmios?
O maior investimento para tais conquistas foi o investimento em nossos colaboradores. Visando o bem estar tanto profissional quanto o pessoal, a valorização do ser humano, promovendo o crescimento intelectual com treinamentos e capacitações constantes, fazem o sucesso do Portal Educação. Com colaboradores capacitados e satisfeitos com o ambiente de trabalho, conseguimos resultados satisfatórios e de qualidade. Além do investimento no crescimento profissional dos seus colaboradores, o Portal Educação também investe na infraestrutura, oferecendo recursos para o maior aproveitamento do serviço e melhor qualidade no produto final.
A que se deve este desempenho?
Apesar de ser jovem, o Portal Educação tem um padrão de trabalho bem estruturado. Aplicamos a avaliação 360º para medir o desempenho dos funcionários, pesquisa de clima e até política de recolocação, em parceria com uma agência pública de emprego. Investimos forte no desenvolvimento dos funcionários como, por exemplo, o plano de cargos e salários que prevê reajustes automáticos para cada título acadêmico que o colaborador venha a conquistar e a empresa cobre até 70% dos custos com pós-graduação.
De onde a surgiu a ideia de montar uma empresa nesta área?
Ainda na época de acadêmico de Farmácia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, resolvi, juntamente com o amigo de curso, Jurandir Rafael, montar um site com informações científicas sobre a área farmacêutica. No começo, o site funcionava em casa e contava apenas com um computador com internet, um telefone com fax e alguns livros da área. Como eu não sabia programar em linguagem de internet, comprei um livro de HTML e aprendi alguns conceitos, montando o Portal Farmácia. Como nós dois éramos universitários, sem recursos financeiros, mas com muita vontade de criar algo especial, ansiosos por ideal de profissão, buscamos parceiros.
Montamos um plano de negócios e, depois de muita procura, conseguimos o apoio logístico do Sindicato dos Farmacêuticos e do Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul. Na época, o Conselho era presidido por Antônio José Paniago Neto, o Tonzé, que prontamente atendeu aos nossos anseios.
As primeiras visitas foram muito gratificantes para nós. Era um número pequeno para a realidade atual, mas para a época e para nós, acadêmicos, era muito motivador. Posteriormente, em 2001, ambos já formados, as visitas aumentaram e, pesquisando algumas tendências sobre o e-Learning (Educação à Distância pela Internet), resolvemos oferecer alguns cursos livres na área de Farmácia pela Internet. Com o tempo, vimos que o negócio estava dando certo e fomos lançando os demais sites. Hoje, são 19 sites associados e um institucional que leva a marca “Portal Educação”.
Como se sente quando compara sua empresa no início e hoje?
É muito bom ver que o trabalho tomou um rumo legal e com estratégias conseguimos crescer e nos tornarmos referência no País e no mundo em educação à distância. Começamos na minha própria casa com apenas um computador e hoje temos uma estrutura para 130 colaboradores, 15 departamentos, mais de 350 cursos on-line livres, mais de 2 milhões de visitantes mensais, cerca de 20 milhões de páginas visualizadas por mês, estamos presentes em mais de 60 países, já capacitamos milhares de profissionais em todo o mundo, tivemos um crescimento financeiro de 150% em 2008 e temos mais de 1500 sites afiliados à nossa marca.
Pensou em desistir em algum momento? Como fez para reverter situações difíceis?
Nunca pensei em desistir. Mesmo com um início conturbado e sem recursos para tocar o negócio adiante, sempre persisti. O importante é que se tenha sempre a perseverança e a curiosidade em descobrir novas coisas. Se no início não tivesse persistido em linguagem de internet, hoje, não teria ingressado no universo virtual e não colocaria o Portal Educação como referência em EaD no mundo. É inevitável trabalhar com os pés no chão e a visão no futuro, para que se prova estar preparado para eventuais surpresas que possam aparecer.
É possível que uma empresa alcance este patamar e mantenha-se embasada nos princípios éticos que regem a sua profissão?
É válido ressaltar que o profissional farmacêutico bioquímico tem um papel de elaborador e gerenciador do planejamento das ações na área da Farmácia e deve ter um compromisso científico e, acima de tudo, uma atribuição social de transformação do profissional de saúde. Com isso, aproveitei toda a minha experiência da área farmacêutica para implantar na gestão e planejamento do Portal Educação que, com oito anos de existência, cresceu e conquistou diversas realizações.
Qual a relação entre a sua formação acadêmica e o ramo de atuação?
Um dos papéis exercidos pelo profissional farmacêutico é a atribuição social de transformação de saúde e levo isto para o meu ramo de atuação. Com a EaD, focamos o conhecimento de forma fácil, interativa e, acima de tudo, acreditamos que a educação é capaz sim de mudar o comportamento do mundo. O nosso trabalho é uma forma de contribuição social para a educação da nossa sociedade em geral.
Quais seus planos para o futuro? Tem algum projeto maior para 2010?
Para o futuro, espero continuar a forma de trabalho que estou realizando no Portal Educação juntamente com os colaboradores. É comprovado que a valorização do colaborador no ambiente de trabalho resulta em um produto final de qualidade. Por isso, iremos continuar a investir em conhecimento, infraestrutura e tecnologia. Novos sites estão por vir, assim como novas estratégias de produtos como soluções corporativas, Webcasts (palestras transmitidas pela internet), novos cursos, preparatórios para concursos, novas pós-graduação e muito mais.