Farmacêutico sul-mato-grossense é destaque do Prêmio Jayme Torres
Em comemoração ao Dia Nacional do Farmacêutico, 20 de janeiro, o Conselho Federal de Farmácia – CFF, realizou a entrega do Prêmio Jayme Torres, criado para incentivar a produção intelectual entre farmacêuticos e acadêmicos de Farmácia, sob a forma de artigos, que neste ano, versou sobre o tema Alimentos: Importante contribuição profissional do Farmacêutico.
O sul-mato-grossense Marcos Cardoso Rondon (autor principal) ficou com o primeiro lugar na categoria Farmacêutico, com o trabalho,
Valorização do mel em ecossistemas frágeis: Implantação de denominação de origem controlada com comunidades do interior do Mato Grosso do Sul.
Marcos Rondon concedeu uma entrevista ao site do CRF/MS:
(CRF/MS) Como surgiu a idéia de desenvolver este trabalho??? Já surgiu pensando em concorrer ao prêmio????
(Marcos) Esse projeto de pesquisa com mel surgiu no inicio de 2009. Eu decidi concorrer a uma bolsa Fundação Ford, que concede bolsas mestrado a negros e indígenas na America Latina, sendo necessariamente temas sociais.
Eu me formei em Farmácia Bioquímica - opção alimentos pela UFMS, então decidi procurar no site do mestrado biotecnologia da UCDB, algum professor que convergisse com aquilo que eu buscava. Olhei o currículo lattes da professora doutora Marney Cereda, e vi que existia compatibilidade com o que procurava, contactei-a, ela muito solicita, atendeu-me de imediato.
Então ela propôs a trabalharmos com tecnologia de fermentação, selecionar leveduras especificas para fermentar o mel e fazer um vinho do mel, o HIDROMEL, e posteriormente passaríamos essa tecnologia a pequenos apicultores a fim de agregar valor ao mel produzido.
Ao longo de 2009-2010, a Professora Marney, fez incrementos no projeto e o abrangeu com outras temáticas, utilizando de uma equipe multicêntrica e multiprofissional, fazendo dele um projeto maior e mais interdisciplinar, quando saiu a chamada do Prêmio Jayme Torres em 2010, com a temática alimentos, enviei o edital pra professora e fomos novamente pro desafio, e dessa deu certo, graças a Deus.
(CRF/MS)O objetivo deste trabalho????
(Marcos) Ferramentas como denominação de origem controlada e rastreabilidade dão características típicas da procedência(origem, produção , distribuição) a esse mel regional. Assim, seria possível dar uma identidade típica ao mel produzido por esses pequenos apicultores, agregando valor e renda no mercado nacional e estrangeiro, além de disponibilizar tecnologias baratas e simples a essas pequenas comunidades, a fim de produzir além do mel típico da região, um vinho do mel, e outros produtos ao longo do tempo.
(CRF/MS) Quando você recebeu a notícia de que o seu trabalho foi o escolhido????
(Marcos) Recebi via email no dia 16 de dezembro. Eu estava de plantão no UPA CORONEL ANTONINO. Quando li a notícia vinda do CFF, quase não acreditei. Pulei de felicidade, mostrei a notícia pro meu companheiro farmacêutico Manoel Hildebrando, telefonei pra minha esposa, familiares e amigos, comemorei muito.
(CRF/MS) Como foi pra você ter o seu trabalho reconhecido e premiado???
(Marcos) Me sinto honrado e gratificado pelo prêmio, além do incentivo para buscar cada vez mais. Deus colocou a professora Marney na minha vida, e quero muito agradecê-la. Sua disponibilidade, sua visão, sua inteligência, enfim uma MESTRA.
(CRF/MS) O que você diria para os seus colegas de profissão, neste 20 de janeiro, Dia do Farmacêutico????
(Marcos)Primeiramente, parabenizá-los pelo Dia Nacional do Farmacêutico, e dizer-lhe que pra mim nesse dia me sinto honrado, e feliz em pertencer a categoria, deixo meu recado de esperança e persistência aos que abraçarem verdadeiramente a profissão. Existem diversas possibilidades dentro da nossa profissão. Se você tem certeza do que faz, escolha uma dessas possibilidades e tenha persistência, paciência e confiança, um dia sua benção virá.
VENCEDORES DO PRÊMIO JAYME TORRES:
Categoria: Farmacêutico
1º Lugar – Marcos Rondon e Marney Cereda Título do trabalho -
Valorização do mel em ecossistemas frágeis: Implantação de denominação de origem controlada com comunidades do interior do Mato Grosso do Sul.
2º Lugar - Marcelo do Nascimento Gomes, Bruno Júnior Neves, Edvande Xavier dos Santos Filho, Flávia Cristina da Silva, Rodrigo Luis Taminato, Cristiane Karla Caetano Fernandes e Ane Rosalina Trento Título do trabalho -
Importância da assistência farmacêutica para usuários de suplementos alimentares praticantes de atividades físicas em São Luis de Montes Belos (GO)
Categoria: Estudante
Vencedor(es): Daniele Tavares Vieira da Silva, Raquel de Castro Trindade, Cristhiane Moura Falavina dos Reis, Sylvia Eileen Cartes Cabezas e érica Louro da Fonseca.
Título do trabalho:
Ocorrência de Listeria Monocytogenes em queijo do tipo minas frescal comercializado na cidade de Barra Mansa (RJ).
PRÊMIO JAYME TORRES
O prêmio foi criado em 2002 com o objetivo de incentivar a pesquisa científica entre farmacêuticos e acadêmicos. Para participar, os profissionais devem estar em dia com as obrigações no Conselho Regional de Farmácia (CRF) de sua região. Já os graduandos devem comprovar a matrícula numa instituição reconhecida pelo Ministério da Educação.