Farmacêutico Tatsuya Sakura será homenageado pelo CRF/MS com a Comenda Mário José Bertuol 2023

O farmacêutico bioquímico e empresário Tatsuya Sakura será homenageado, no Mês do Farmacêutico, com a Comenda do Mérito Farmacêutico Mário José Bertuol 2023, a maior honraria concedida pelo CRF/MS. A cerimônia de outorga da honraria será no dia 22 de setembro, em Campo Grande. Os detalhes da programação serão repassados posteriormente para que todos possam prestigiar a homenagem.

A Comenda foi regulamentada em 2015 e tem o objetivo reconhecer profissionais farmacêuticos inscritos que tenham se destacado na contribuição para o desenvolvimento da profissão farmacêutica.

Tatsuya Sakuma é farmacêutico bioquímico formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), à época conhecida como Faculdade de Farmácia e Odontologia de Campo Grande. Mestre e Doutor em Análises Clínicas pela Universidade de São Paulo, tem MBA em Gestão Empresarial pela UFMS e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Sakuma é empreendedor, com 53 anos de atuação profissional, e proprietário de um dos mais antigos laboratórios de análises clínicas de Mato Grosso do Sul, o Laboratório Bioclínico, além de ser um dos primeiros farmacêuticos inscritos no CRF/MS, com inscrição número 106.

Ao longo da carreira, Dr. Tatsuya participou de diversos congressos internacionais e nacionais na área de Análises Clínicas, fez estágios no Brasil, Estados Unidos e no Japão, e publicou trabalhos científicos em revistas nacionais e internacionais.

O farmacêutico bioquímico foi diretor do Laboratório Clínico do Hospital Universitário da UFMS, entre 1976 e 1980, professor titular da disciplina da Bioquímica Clínica da UFMS, de 1976 a 2003, e professor da disciplina de Exames Complementares no Diagnóstico Pediátrico, no curso de pós-graduação em Pediatria da UFMS, entre 1998 e 2003.canv