Farmacêutico, você e seu trabalho são muito importantes para a saúde
Nos últimos cinco anos, o Brasil registrou quase 60 mil internações por intoxicação medicamentosa
O farmacêutico e o seu trabalho são muito importantes para a saúde, mas é preciso que a população se conscientize disso. Vamos juntos orientar o cidadão a não usar medicamentos sem consultar um farmacêutico? Compartilhe o vídeo de alerta sobre os riscos da automedicação.
Nos últimos cinco anos, o Brasil registrou quase 60 mil internações por intoxicação medicamentosa, segundo dados do Ministério da Saúde. Em Mato Grosso do Sul, o ano passado fechou com 430 casos de intoxicação. Mas apesar da frequência dos casos, a população demonstra não estar atenta aos riscos da automedicação.
Foi o que constatou o Conselho Federal de Farmácia em uma ação promovida em São Paulo, no dia 18 de dezembro. O Conselho produziu um medicamento fictício e o distribuiu a mais de 4 mil pessoas, na esquina das avenidas Paulista e Consolação, um dos pontos mais movimentados da capital paulista. Veja aqui o vídeo.
Os resultados foram surpreendentes. A maioria aceitou passivamente o ‘produto’, sem nada perguntar. Quase ninguém (0,35%) quis saber quem era o fabricante. Menos de 1% perguntou se o suposto medicamento tinha alguma contraindicação. O maior porcentual de pessoas que questionou alguma coisa sobre o suposto medicamento, quis saber qual era sua indicação (14,96%), o que revela certo interesse pela sua utilização posterior.
Ajude a espalhar para o mundo que o farmacêutico e o seu trabalho são muito importantes para a saúde!