Farmacêuticos abraçam campanha do CRF/MS

A semente plantada pelo CRF/MS no início do ano começa a dar frutos. Incentivados por uma campanha desenvolvida pela entidade, farmacêuticos de Campo Grande abraçaram a causa e fizeram trabalhos de prevenção e orientação à sociedade. Os primeiros eventos ocorreram no segundo semestre e os organizadores prometem dar continuidade aos serviços. Ainda na linha de combate à automedicação, o CNS (Conselho Nacional de Saúde) engrossou a luta dos diretores do Conselho e propôs moção contra a propaganda e publicidade de medicamentos, no primeiro semestre deste ano. Em comemoração ao Dia do Farmacêutico, celebrado em 20 de janeiro, o CRF/MS elaborou materiais educativos e distribuiu à população. Uma cartilha continha informações dos itens que não são relacionados à saúde, comumente vendidos em farmácias e drogarias e, um folder que explicava as diferenças entre medicamentos genéricos, similares e de referência. Além dos serviços de orientação, profissionais aferiam a pressão e monitoraram a taxa de glicose das pessoas que passaram pela Praça Ary Coelho dia 19 de janeiro. O reflexo da iniciativa do CRF/MS pode ser observado nas ações de dois farmacêuticos da Capital. “Estamos seguindo a iniciativa do Conselho, porque atualmente, as farmácias visam apenas o lucro e não a qualidade de vida das pessoas. E nós, farmacêuticos, devemos zelar pela vida da população”, revela o farmacêutico Hewerton Valdir Teodoro Vieira. Em parceria com uma universidade e uma empresa – que contabiliza 1.500 funcionários – Vieira promoveu um evento para atender aos trabalhadores. Resultados dos testes feitos nos funcionários serviram para tranqüilizá-los, entretanto, alguns trabalhadores conseguiram descobrir problemas na taxa de glicose ou na pressão arterial. “Eu não esperava este resultado. Vou procurar um médico e fazer mais exames”, disse Jociléia Lima Simões, 24 anos, após ser orientada pelos farmacêuticos sobre uma alteração na taxa de glicose. Ela revelou que não tem o hábito de procurar por um farmacêutico quando compra medicamentos, contudo, ao perceber a importância do trabalho, garante que passará a se interessar pelas orientações profissionais. “Agora vou procurar saber mais”, conclui. Mesmo que sempre tivesse interesse em colaborar com eventos sociais, a farmacêutica Gislaine Vilanova Cardoso não sabia o que fazer para ajudar, na área de atuação dela, à população. Depois de ter participado do trabalho feito pelo CRF/MS, Gislaine conseguiu a inspiração necessária e implantou na drogaria onde trabalha o Dia do Idoso. “Eu nunca tinha participado destes eventos. Em janeiro eu fui, gostei muito e ali uma lampadazinha se acendeu. Eu não sabia por onde começar, mas sempre achei importante fazer algo voltado para a sociedade”, conta Gislaine. Ela e a equipe de profissionais do estabelecimento atenderam moradores da região do Bairro Coophamat dia 11 de agosto. Os profissionais entregaram o material educativo elaborado pelo CRF/MS e outros panfletos de orientação. A comunidade também passou por testes de saúde e tomaram um café da manhã oferecido pela drogaria. O presidente do CRF/MS, Antônio José Paniago Neto, Tonzé, também participou da atividade. Ele prestou serviços às pessoas que foram à barraca montada em frente da drogaria e até aferiu a pressão de uma idosa que caminhava com dificuldades. A aposentada foi atendida dentro de um carro. Satisfeito com a postura dos farmacêuticos, que decidiram dar continuidade à campanha iniciada pelo Conselho, o presidente parabeniza aos profissionais pela decisão. “Estão de parabéns em apoiar esta idéia. Para nós, farmacêuticos, é um trabalho singelo, mas para a população pode ter resultados incríveis”, finaliza.