Farmacêuticos da Capital se mobilizam para prestar serviços de saúde seguros e de forma gratuita
No domingo, dia 20 de fevereiro, os moradores do Bairro Nova Lagoa, região do Segredo, receberam orientações quanto a importância da prescrição médica para o uso dos antibióticos, ainda serviços de aferição de pressão e glicose, além do atendimento de uma nutricionista.
As atividades fazem parte da ação social idealizada pela farmacêutica Paula Nassar. Instalada no bairro há cerca de um ano e meio, Paula é proprietária da Droga News Medicamentos, e afirmou que sua motivação surgiu a partir da vivência com os moradores da região, que é bastante carente.
A farmacêutica ressaltou ainda que durante os 60 atendimentos que foram realizados no período das 7h às 12h, ouviu de diversos moradores, de todas as faixas etárias, o quanto estavam satisfeitos com a ação, solicitando para que novos atendimentos fossem realizados.
O meu objetivo é, justamente, aproximar o profissional farmacêutico da comunidade, prestando serviços de saúde com segurança, e desafogando os postos de saúde, que muitas vezes são procurados apenas para esclarecer dúvidas, afirmou Paula.
Ronaldo Abrão, presidente do CRF/MS, avalia como bastante positiva a iniciativa e acredita que através de ações como esta, a sociedade aprenderá exigir a presença do farmacêutico para lhe atender, conforme determina a legislação, pois ele é quem possui habilitação técnica para a dispensação de medicamentos e atenção farmacêutica. O CRF/MS firma apoio às ações voltadas a sociedade no intuito de transformar a farmácia em verdadeiros estabelecimentos de saúde com ética e respeito à profissão farmacêutica.
PARCERIAS
Paula Nassar, que também é formada em Libras, programa para a próxima ação, uma parceria com o Ceada - Centro Estadual de Atendimento ao Deficiente da Audiocomunicação, para orientar os deficientes auditivos.
Também devem participar da ação o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul – o Hemosul, a Prefeitura Municipal de Campo Grande com orientação quanto ao combate à dengue, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.