Farmacêuticos de MS promovem o I Fórum Estadual sobre a Prescrição Legível: um dever do prescritor, um direito do paciente
O evento será em setembro deste ano
A Prescrição Legível é assegurada pela Lei Federal 5.991/73 e a prescrição impressa é uma conquista da Lei Estadual 3.629 de 29 de dezembro de 2008, em que os profissionais de saúde prescritores devem fazer o ato de forma clara e legível para o paciente. “Durante muitos anos vimos os pacientes sofrerem com receitas impossíveis de serem lidas e isso acarretava no prejuízo ao tratamento, podendo levar ao erro na dispensação de medicamentos e outros efeitos. Isso é um descaso e um desserviço com o tratamento da população”, ressalta o farmacêutico Adam Macedo Adami, assessor técnico do CRF/MS.
“O assunto é de extrema importância no dia a dia da população. É preciso que as instituições na área da saúde promovam uma campanha de conscientização de todos os públicos. Os farmacêuticos precisam orientar as autoridades para que cobrem o cumprimento da legislação e a população tenha a receita legível, de fácil interpretação, pois isso facilitará para todos. Uma receita ilegível pode levar a sérios prejuízos à saúde e o que era para ser uma solução, acaba sendo uma ampliação do problema”, destaca o assessor, reforçando que muitos farmacêuticos acabam buscando ajuda em grupos de Whatsapp para conseguir decifrar o nome do medicamento e o paciente fica aguardando na farmácia e na drogaria.
O objetivo do Fórum da Prescrição Legível, programado para o dia 20 de setembro na Câmara Municipal de Campo Grande, será orientar todos os envolvidos na cadeia da saúde. “Vamos reunir no mesmo ambiente os profissionais de saúde que prescrevem, as autoridades que cobram o cumprimento da lei, e população que tem o direito de ser atendida com a receita legível e a comunidade acadêmica que são os futuros profissionais de saúde e usuários dos serviços”, afirma Adam Adami.
Os detalhes do evento estão sendo ajustados e a mobilização de todos para reservar a agenda de forma que todos participem deste ato de defesa das boas práticas de atendimento à população. Informações pelo e-mail eventos@crfms.org.br ou (67) 3325-8090.